Escola de Saúde lança curso para conselheiros

Iniciativa, que foi anunciada durante a sétima reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, terá 60 horas e atenderá cerca de 3 mil pessoas

Cumprindo a agenda de participação da gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) no controle social, a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Luciana Vieira, anunciou o lançamento do Curso de Capacitação dos Conselheiros de Saúde, durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), realizada nesta semana em Goiânia.

O curso, com inicio em agosto, será ofertado em todas as 18 Regionais de Saúde, atendendo cerca de 3 mil conselheiros estaduais e municipais, e será realizado de forma presencial, com 60 horas de duração. “Esse é o pontapé inicial para a formação dos conselheiros de saúde. As aulas possibilitarão que os membros do controle social em Goiás ampliem o conhecimento teórico sobre saúde”, anunciou a superintendente.

Luciana contou que o curso surgiu da demanda dos conselheiros para uma educação permanente. Segundo ela, essa é a primeiro de muitas outras capacitações voltadas para os profissionais de saúde em Goiás. “Vamos iniciar a capacitação com esse curso básico e temos uma programação de atividades similares a cada dois anos, podendo avançar para programas mais densos e com carga horária maior”, lembrou. Os cursos serão oferecidos conforme a disponibilidade dos conselheiros em cada região, de modo a facilitar o acesso e a adesão.

Para o presidente do CES-GO, Venerando Lemes, a iniciativa é um avanço para os membros do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), visto que permitirá conhecimento teórico para uma participação ainda mais colaborativa dentro do conselho, fundamental para debater as políticas de saúde implantadas em nosso Estado. “A educação permanente para os conselheiros vai permitir a ampliação das discussões em nossas reuniões e, consequentemente, tornar as nossas decisões ainda mais colaborativas”, comemorou.

Venerando Lemes aproveitou a oportunidade para conclamar os conselheiros presentes na reunião para a efetiva adesão às aulas, visto que é uma oportunidade para o aperfeiçoamento e treinamento teórico aos membros. “Precisamos chegar até os municípios mais distantes de Goiânia e apoiar aqueles conselheiros municipais para a participação”, enfatizou.

Inscrições

A capacitação dos Conselheiros de Saúde recebe inscrições até o dia 20 de Julho (clique aqui para ver o edital do Curso de Capacitação dos Conselheiros de Saúde). A grade é dividida em seis módulos, tratando do Sistema Único de Saúde, História das Políticas de Saúde, Democracia e Participação Popular, Educação Permanente para o Controle Social no SUS, Para Entender o Controle Social na Saúde, Planejamento em Saúde e o Financiamento em Saúde. As 60 horas de aulas serão dividas conforme a disponibilidade dos conselheiros em cada região e serão oferecidas aos finais de semana.

Felipe Cordeiro (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo