HEJA leva informações sobre sobre cuidado paliativo em rádio de Jaraguá
Entrevista na Sucesso FM esclarece mitos e destaca avanços da unidade, que conta com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde

Para ampliar o acesso da população à informação e reforçar a importância do cuidado paliativo, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) participou, nesta semana, de uma entrevista na rádio Sucesso FM. A ação integra o projeto desenvolvido com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e faz parte do compromisso da unidade com a humanização da assistência.
Na entrevista, profissionais do hospital explicaram que o cuidado paliativo não se resume ao fim da vida. A abordagem envolve o alívio da dor e de outros sintomas, além de suporte emocional, social e espiritual, respeitando as necessidades dos pacientes com doenças graves e de seus familiares.
Participaram da conversa a coordenadora da UTI, Raíssa Siqueira; o coordenador da clínica médica, dr. Sostenes; o diretor técnico, dr. Izídio Netto; a diretora-geral, Glaucia Siqueira; e o gerente assistencial, Bruno Lucas. O grupo apresentou à população um panorama das ações já implementadas no Heja com foco na qualificação do cuidado paliativo.
“Estamos construindo fluxos, elaborando documentos e capacitando nossas equipes para garantir assistência integral e humanizada aos pacientes que necessitam desse tipo de cuidado”, destacou a equipe durante a entrevista.
Para os participantes, a iniciativa na rádio amplia o diálogo com a comunidade e fortalece a educação em saúde. “Cuidado paliativo é sobre viver com dignidade, mesmo diante de uma doença grave. É sobre cuidar com amor até o fim”, afirmaram.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ


