Crer realiza qualificação de projetos de pesquisa da Residência Multiprofissional R1 e R2

Evento contou com a apresentação dos projetos de pesquisa realizados pelos residentes da unidade para qualificação profissional

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou nos dias 24 de novembro e 1° de dezembro, cerimônias de qualificação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no programa de residência multiprofissional em saúde funcional e reabilitação R1 e R2 da unidade do Governo do Estado. Ao todo, foram para a banca de qualificação de projetos de pesquisa da Residência Multiprofissional 19 residentes.

Cristiane Soto Machado, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, destacou que os programas de residência no Crer desenvolvem profissionais especializados em diversas áreas para a atuação em saúde, é uma formação em serviço predominante prática com aprofundamento teórico de qualidade. Os programas de residências da instituição contam com uma equipe de preceptores, tutores e coordenação de excelência para acompanhamento do futuro especialista.

“Os profissionais residentes são incentivados a realizarem pesquisas continuamente. Nas últimas duas sextas-feiras aconteceram as bancas de qualificações dos trabalhos científicos. Durante as apresentações e arguições foi possível perceber um alto rigor metodológico e conteúdo coeso em reabilitação e readaptação”, afirma a supervisora.

Para o hospital a residência é de suma importância, capacita futuros profissionais especialista no atendimento da pessoa com deficiência, e o desenvolvimento de pesquisas permite que a atendimento seja cada vez mais baseado em evidências científicas atualizadas.
Para a residente do segundo ano de psicologia, Állex de Souza Ramos Damasceno, a residência faz com que os profissionais passem por diversos setores e equipes durante os dois anos. Para ela a residência fez aprender sobre trabalho em equipe e a importância da interprofissionalidade e isso ficará marcado em sua trajetória profissional.

“É muito aprendizado, nesse período eu consegui não apenas ter a experiência profissional hospitalar, como também me especializar dentro da neuropsicologia. E como bônus, ter a experiência com pesquisa, já que aqui no Crer o incentivo à pesquisa é muito forte e temos profissionais capacitados para nos orientar. Pretendo agora continuar na área da neuropsicologia, me especializando cada vez mais para garantir a qualidade do serviço prestado e, quem sabe um dia, voltar como preceptora e continuar trabalhando com o ensino por meio da residência”, pontua a residente.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo