Recepção
Telefone: (64) 2101-1966
WhatsApp: (62) 99939-8567
Diretoria
Direção Administrativa: Ricardo Martins Sousa
ricardo.martins@policlinicadequirinopolis.org.br
Direção Técnica: Wilton Pereira dos Santos
gerencia.med@policlinicadequirinopolis.org.br
Enfermeira RT: Valéria Borges da Silva
coordenação.enf@policlinicadequirinopolis.org.br
Localização
Rua 03, nº 1, Residencial Atenas 2, Quirinópolis-Goiás. CEP: 75862-584
A Policlínica Estadual da Região Sudoeste II, localizada na cidade de Quirinópolis, é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pelo Instituto de Planejamento Gestão Serviços Especializados (IPGSE). A policlínica é classificada como ambulatorial e caracterizada como uma Unidade de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Sua finalidade é atender as demandas da Atenção Secundária, de forma exclusivamente referenciada e regulada, funcionando como suporte e retaguarda para os demais níveis de atenção, sobretudo a Atenção Primária, realizando procedimentos ambulatoriais e diagnósticos de média e alta complexidade. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Os pacientes devem primeiro dirigir-se ao centro de saúde mais próximo de onde moram, passar por uma avaliação médica, sendo encaminhado o paciente deve levar o seu encaminhamento para a secretária de saúde, ficando assim incluídos no sistema, supervisionados para dar inicio ao seu tratamento na unidade. A unidade atende diretamente a população municipal que compõe a área da Região Sudoeste.
INFORMAÇÕES
Medidas de Segurança
Segurança física: portaria com identificação de visitantes e controle de entrada/saída; saídas de emergência sinalizadas e desobstruídas; extintores e sistemas de alarme contra incêndio em locais estratégicos.
Segurança dos profissionais e pacientes: identificação de todos os colaboradores
(crachás); treinamentos periódicos em primeiros socorros, biossegurança e evacuação.
Prevenção de infecções: disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos; limpeza e desinfecção frequente de superfícies e ambientes; uso obrigatório de EPIs (máscaras, luvas, aventais) conforme a função; uso obrigatório de máscara por pacientes com sintomas gripais (tosse, espirros, febre, coriza, dor de garganta); descarte correto de resíduos conforme a RDC n.º 222/2018 (Anvisa).
Segurança da informação e documentação: prontuários eletrônicos com acesso restrito (login/senha individual); proteção dos dados conforme a LGPD; realização de backups regulares dos sistemas.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
- Identificação correta do paciente: Garante que a identificação do paciente seja feita corretamente antes de qualquer atendimento, exame ou procedimento, confirmando nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
- Comunicação eficaz: Assegura que a comunicação entre os profissionais de saúde seja clara e precisa, evitando erros e falhas de comunicação.
- Segurança na administração de medicamentos: Garante que os medicamentos sejam prescritos, preparados e administrados de forma segura, evitando erros de medicação. É realizado a conferência de nome do paciente, medicamento, dose, via e horário; uso de protocolos padronizados e dupla checagem.
- Procedimentos seguros: Estabelece protocolos para garantir que o procedimento correto seja realizado no local correto, no paciente correto e como procedimento correto.
- Prevenção de infecções: Foca na higiene das mãos e outras medidas para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde.
- Prevenção de quedas e lesões por pressão: Identifica pacientes com risco de queda e implementa medidas para prevenir quedas e lesões por pressão. Realizada avaliação de risco de queda em pacientes idosos ou com mobilidade reduzida; sinalização de pisos molhados; apoio na locomoção, se necessário.
As Metas Internacionais de Segurança do Paciente adotadas na Policlínica de Quirinópolis promovem um atendimento mais seguro e eficaz para todos os pacientes, assegurando que cada paciente receba cuidados de alta qualidade.
Com a implementação dessas metas, buscamos reduzir significativamente os riscos de eventos adversos, prevenindo complicações durante o atendimento e promovendoaconfiança dos pacientes nos serviços prestados.
Recursos Humanos
155 colaboradores (sendo 107 celetistas, 18 terceirizados
e 30 profissionais médicos).
Exames e Especialidades Médicas
Exames:
Audiometria, Colonoscopia, Colposcopia, Densitometria Óssea, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Eletroencefalografia, Endoscopia, Espirometria, Exames Oftalmológicos, Holter, Mamografia, MAPA, Patologia Clínica, Punção Aspirativa por agulha fina (PAAF) mama e tireoide, Punção aspirativa com agulha grossa- CoreBiopsy, Radiologia, Teste ergométrico, Tomografia, Ultrassonografia, Videolaringoscopia; Análises clínicas (Ácido úrico, Anti -HBC, Anti HBS, Anti – HCV, Anti biograma, Beta HCG, bilirrubinas, Biópsias, cálcio Total, CEA, Chagas IGG, Chagas IGM, Coagulograma, Colesterol LDL, colesterol HDL, Colesterol Total, Contagem de Plaquetas, Creatinina-Fosfoquinase, Creati nina, Curva Glicêmica, CK- MB, Dehidrogenase lacti ca (DHL), Dengue IGG, Dengue IGM, EAS, Eletroforese deproteínas, EPF(parasitológico), Fator Reumatóide, Fator RH, Ferritina, Ferro, Fosfatose Alcalina, Fósforo, FSH,Glutamil-Transferase (Gama-GT), Glicemia emJejum, HBSAG Austrália, Hemoglobina Glicada, Hemograma, Hepatite-C(HCV), HIV, LH, Lipase, Magnésio, Papanicolau (colpocitologia), Potássio, Proteínas Totais e Frações, PSA Total e Livre, Sangue Oculto nas Fezes, Sódio, Tempo de Protrombina–TAP-O, T4 Livre, TGO, TGP, Tipagem ABO, Triglicerídeos, Troponina, TSH, TTPA, Ureia, Urocultura, VDRL, Velocidade de Hemossedimentação – VHS, Vitamina B12, Vitamina D25 e Proteína
Especialidades Médicas:
- Angiologia
- Cardiologia
- ColoproctologiaClínica Geral (Linha do Cuidado)
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Infectologia
- Mastologia
- Nefrologia
- Neurologia
- Obstetrícia de Alto Risco
- Oftalmologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria de Alto Risco
- Psiquiatria
- Pneumologia
- Reumatologia
- Urologia
Equipe multiprofissional
- Assistência Social
- Enfermagem
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudióloga
- Nutrição
- Psicologia
Humanização
A Policlínica tem como objetivo a qualificação e o aperfeiçoamento de seus processos para melhorar o acesso à qualidade e à humanização no atendimento prestado. Nesse sentido, são promovidas ações de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação com seus profissionais, visando à humanização no atendimento à saúde e a um cuidado integral. Isso se refere à capacidade de ouvir, compreender e respeitar as necessidades
e individualidades dos pacientes. A abordagem é humanizada, e o acolhimento e a empatia são valores constantemente presentes em nossos atendimentos. Visando o bem-estar de nossos pacientes, foram elaboradas as linhas do cuidado, que consistem no atendimento de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e farmacêutico. Esses profissionais trabalham em conjunto, permitindo uma avaliação global de acordo com as necessidades de cada paciente.
Essas linhas de cuidado incluem:
- Pré-natal de alto risco: Hipertensão, diabetes, anemia, hepatites B e C, sífilis, toxoplasmose, hipotireoidismo, hipertireoidismo, entre outras condições.
- Cardiometabólicos: Hipertensão, diabetes descompensada, obesidade e tabagismo.
- Pediatria de alto risco: Prematuridade, doenças congênitas, doenças cardiorrespiratórias, má-formação, cromossomopatias e baixo peso.
- Nefrologia: Pacientes dialíticos.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
- Aromaterapia
- Arterapia,
- Auriculoterapia
- Meditação
- Musicoterapia
- Ventosaterapia
- Naturopatia
- Massoterapia
Ensino e Pesquisa
Com foco principal no aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais, são elaborados treinamentos que alcancem os objetivos tanto no desenvolvimento dos profissionais quanto nos objetivos da unidade. Os treinamentos são realizados de acordo com as demandas da unidade, que avaliam a necessidade de desenvolver a força de trabalho geral ou específica dos setores.
Ouvidoria
A Ouvidoria da Policlínica Estadual da Região Sudoeste atua como um canal de escuta, mediação e resolução de demandas e reclamações dos pacientes, além de coletar sugestões e elogios, melhorando a qualidade dos serviços prestados e garantindo que os direitos dos pacientes sejam respeitados.
A Ouvidoria da Policlínica da Região Sudoeste – Quirinópolis funciona na sede da unidade.
Endereço: Rua 03, nº 1, Residencial Atenas II, Quirinópolis – GO
Telefone: (64) 2101-1966
E-mail: ouvidoria@policlinicadequirinopolis.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08:00h às 18:00
Ouvidora: Lilian Juliane Santos


