HEMU – Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento
Recepção
Telefone: (62) 3956-2901
Diretoria
Direção Geral: Fernanda Ferreira Krepker
(62) 3956-2908 / fernandakrepker@hmtjgo.org.br
Direção Técnica: Dra. Cristiane Carvalho
(62) 3956-2908 / cristianecarvalho@hmtjgo.org.br
Coordenação Administrativa: Taline Caçador Guimarães (62) 3956-2908 / talinecacador@hmtjgo.org.br
Coordenação Assistencial: Lilian Jerônimo Silva (62) 3956-2945 / liliansilva@hmtjgo.org.br
Localização
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSSHMTJ) desde maio de 2025.
O Hemu, antigo HMI, atua como referência estadual desde 1972 no atendimento de média e alta complexidade, especialmente nas áreas de saúde da mulher (obstetrícia e ginecologia) e neonatologia. A unidade oferece atendimento de urgência, emergência
e ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia e de outras regiões do estado.
A unidade se destaca pelo Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (AAVVS), oferecendo um porto seguro para vítimas de violência sexual com tratamento diferenciado e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, incluindo apoio psicológico para mulheres, homens, adolescentes e crianças.
Além disso, o hospital mantém um Banco de Leite Humano, que fornece leite para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, promovendo o aleitamento materno. O Hemu também é sede do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), que disponibiliza vacinas de alto custo para o público que necessita.
A unidade ainda desenvolve programas de Residência Médica nas áreas de Neonatologia, Obstetrícia, Ultrassonografia, e Enfermagem Obstétrica, além de conduzir pesquisas científicas e manter programas voltados para a atenção integral à saúde da mulher.
INFORMAÇÕES
Informações para Visitantes
Horários de visitas
- UTI Materna – todos os dias, das 15h às 16h, sendo liberado duas pessoas por dia para visitação. Caso a paciente tenha acompanhante, apenas 1 visita é liberada;
- UTI Neonatal e UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal) – Os pais tem livre acesso, 24h, pois são acompanhantes;
- UCIN Canguru – As mães ficam com os filhos e a entrada do pai é liberada das 16h às 17h.
Boletim médico
Para pacientes internados em enfermaria o boletim é fornecido ao próprio paciente ou acompanhantes e via celular para familiares.
Pacientes da UTI Materna – Pelo número (62) 3956-2920 ou 3956.2921, às 07h e às 19h.
Pacientes da UTI Neonatal, UCIN e Sala de Estabilização – Passado presencialmente para os pais.
Enfermarias
As pacientes possuem acompanhantes. As trocas são feitas das 08h às 09h e das 19h às 20h.
Orientações para Acompanhantes
- Para pacientes em isolamento, não é permitido visita;
- Nos casos em que o paciente estiver em precaução para aerossóis, o visitante deverá usar a máscara N-95;
- É permitida a entrada de maiores de 12 anos, para visitas, desde que acompanhados de um familiar/responsável (adulto);
- Em casos suspeitos de COVID-19, não serão permitidos acompanhantes e/ou visitantes;
- É proibida a entrada de alimentos e bebidas;
- É proibido trazer e utilizar no hospital, aparelhos eletrodomésticos e roupas de cama de uso pessoal (travesseiros, cobertores e etc);
- É proibido fumar nas dependências internas do hospital.
Leitos
145 leitos operacionais:
34 de Unidades de Terapia Intensiva – sendo 5 UTIs maternas e 29 UTIs neonatais;
5 leitos de estabilização neonatal
22 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN); sendo 17 UCIN Convencional e 5 de UCIN Canguru;
30 leitos de alojamento conjunto (ALCON); 10 leitos no Pronto-Socorro da Mulher; 5 de isolamento; 1 de emergência (sala vermelha); 18 leitos de clínica cirúrgica; 14 de clínica médica ginecológica, e 6 de Recuperação Pós-anestésica.
Capacidade Instalada
Centro Cirúrgico (salas) – 6
Consultórios Médicos (salas) – 12
Consultórios Multiprofissionais – 3
Sala de pequenos procedimentos – 1
Exames e Especialidades Médicas
Exames: Análises Clínicas e Patológicas, além de serviços de imagem como Raio-X e Ultrassonografia.
Especialidades Médicas: Atendimento Ambulatorial e de emergência em Obstetrícia, Gestação de Alto Risco e Neonatologia.
Recursos Humanos
1.023 colaboradores (celetistas e estatutários).
Prêmios, Títulos e Acreditação
1999 – O hospital foi certificado como “Hospital Amigo da Criança” por promover e estimular o aleitamento materno. O título, que é concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef, foi renovado em 2012.
2012 – O Hemu foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade à Gestante de Alto Risco.
2014 – Recebeu menção honrosa do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, por atuação de destaque na promoção, acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.
2015 – No mês de março, o HMI iniciou o processo para pleitear a Acreditação Hospitalar Nível 1, título que atesta a excelência do serviços assistenciais das unidades de saúde.
Já em agosto do mesmo ano, o HMI recebeu diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Goiânia, em reconhecimento ao trabalho voluntário realizado pela unidade, em setembro, a equipe responsável pela separação de gêmeos siameses da unidade recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, pelo trabalho de excelência realizado.
2016 – Em setembro daquele ano, o hospital recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente (A.M.A.) pelo trabalho “Gerenciamento de Resíduos Voltado para a Qualidade em um Hospital Materno Infantil em Goiânia” e uma homenagem em reconhecimento ao compromisso assumido na redução de 10% na emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Projetos e Programas
Pré-natal de alto risco – Coordenado pelo Serviço Social, o projeto conta com reuniões realizadas às segundas e quartas-feiras com gestantes de alto risco, com orientações sobre o aleitamento materno, cuidados com o bebê, direitos previdenciários, rotina hospitalar e outros assuntos relacionados, ministrados por equipe multiprofissional.
Ambulatório de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (AAVVS) – As vítimas de violência sexual têm no Hemu um porto seguro, onde recebem atendimento e tratamento diferenciados, com direito a acompanhamento por uma equipe multidisciplinar e apoio psicológico. O ambulatório presta atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual que chegam ao hospital espontaneamente ou encaminhados por delegacias, unidades básicas de saúde, conselhos tutelares ou pelo Ministério Público. O atendimento é realizado por uma equipe que inclui médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As consultas, que transcorrem em ambiente adequado e humanizado, incluem exames físicos, anticoncepção de emergência, profilaxia de doenças sexualmente transmitidas, incluindo hepatite B e HIV-AIDS, atendimento psicológico e orientações legais.
Ambulatório de Obstetrícia – Faz o acompanhamento de gestação de alto risco, agendadas pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). Também atende gestantes usuárias de drogas e portadoras do HIV e acompanhamento de gestações gemelares, inclusive de siameses e de fetos mal formados.
Banco de Leite Humano – Disponibiliza leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, para bebês filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde, e estimula o aleitamento materno desde quando foi fundado, há 32 anos. A unidade é abastecida com doações de mães com excedente de leite, que realizam a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa. Para coletar o material, o BLH conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que disponibiliza veículo e profissionais de apoio.
As voluntárias vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após ser coletado, o leite é analisado e pasteurizado para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses. O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que explica a certificação de “Hospital Amigo da Criança”, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.
Cartório – O Hemu possui o serviço de registro civil das crianças nascidas no hospital. A certidão é emitida na hora e de graça e o atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira, das 8h às 17h.
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) – É um serviço que atende o público que possua doenças crônicas e que necessita de vacinas especiais. Para atendimento é necessário ter em mãos o cartão do SUS, cartão de vacina, apresentar a prescrição com indicação médica e um relatório clínico sobre a condição de saúde e relatório da doença. É necessário estar dentro das indicações do Manual dos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais do Ministério da Saúde (2023).
Funcionamento do Crie: Segunda a sexta (exceto feriado).
Casos urgentes atendimento 24 horas.
Horário de atendimento de segunda a quinta: das 08h às 11h / das 13h às 17h.
Horário de atendimento na sexta-feira: das 08h às 11h / das 13 às 16h.
Telefone: (62) 3956 2981 – Crie / (62) 3956 2919/3956 2920 – Recepção Hemu
Estágio, internato e voluntariado – O Hemu possui programas de internato, estágio e voluntariado em diversas áreas. Os programas são realizados por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e as Instituições de Ensino Superior. O internato abrange as áreas de Neonatologia e Obstetrícia. Já os estágios contam com vagas de nível médio e superior em diversas áreas como Enfermagem, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Radiologia, Técnico em Enfermagem, dentre outros.
Pronto Socorro da Mulher (PSM) – Oferece apoio a pacientes de alto risco em trabalho de parto, além de atender emergências obstétricas por demanda espontânea ou encaminhada pela rede de saúde. Atende pacientes com complicações pós-parto vindas da rede privada, conveniada e pública.
Residência Médica – O Hemu funciona como hospital-escola, com residências na área de Pediatria, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.
Residência em Enfermagem Obstétrica – O Hemu também possui residência na área de Enfermagem Obstétrica, que capacita enfermeiros para o exercício das funções assistenciais, educativas e no gerenciamento das ações de enfermagem no período gestacional, parto e nascimento e no puerpério.
Linha de Cuidados Progressivos Neonatal
De acordo com a Portaria 930 (de 10 de Maio de 2012), do Ministério da Saúde, o Hemu faz parte das unidades de saúde que desenvolvem uma atenção integral humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, promovendo o respeito, a promoção e o apoio aos direitos humanos; o estímulo à participação dos pais nos cuidados ao recém-nascido; a integralidade da assistência, através de uma atenção multiprofissional e humanizada; e a promoção da equidade. No Hemu, as unidades neonatais são divididas da seguinte forma:
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal – A Unidade de Terapia Intensiva neonatal é destinada a internação de recém-nascidos graves ou com risco de morte, com 0 a 28 dias, com o intuito de garantir um tratamento intensivo para bebê com problemas congênitos ou com prematuridade significativa das funções respiratórias, renais, hepáticas, nutricionais e cognitivas, entre outras.
- Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) – A Ucin é uma unidade com tratamentos semi-intensivos e de assistência contínua à recém-nascidos de médio risco de menor complexidade, se comparado à uma UTI Neonatal. A função de quem trabalha nessa unidade é monitorar ininterruptamente as funções vitais dos recém-nascidos, procurando estabilizá-lo para que, posteriormente, possa ser encaminhado para as enfermarias. No HMI, ela é dividida em duas unidades: a convencional e a canguru.
- Ucin Convencional (UcinCO): É responsável pelos cuidados complementares aos recém-nascidos que receberam alta da UTI Neonatal, como ganho de peso, utilização de fototerapia, pós-operatório estável após cirurgia de médio porte, dentre outros;
- Ucin Canguru (UcinCA): Por meio de uma abordagem terapêutica peculiar para o tratamento e acompanhamento de bebês prematuros, a Enfermaria Canguru garante uma recuperação mais rápida e eficiente, com redução do tempo de internação e necessidade de intervenção em unidades de terapia intensiva. Após receberem alta das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou da Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin), os bebês necessitam do atendimento no Projeto Canguru para terem condições de receber alta hospitalar definitiva.
- UTI Materna – Atende a internação de pacientes com complicações graves como: pré-eclâmpsia, hemorragias, gestantes com pneumonia grave, doenças cardíacas, infecções urinárias complicadas, insuficiência renal aguda, diabetes, endometrite, abcesso intra-abdominal e pós-operatório com complicações anestésicas.
Comitê de Ética e Pesquisa
– Sheila Alves Pereira
Representante de Participante de Pesquisa:
Links Úteis:
Ouvidoria
A ouvidoria do Hemu, responsável por receber as reclamações, sugestões, elogios e outros, atende pelo e-mail ouvidoria.f35@hmtjgo.org.br
O cadastro das informações é feito no sistema OuvidorSus e são repassadas para o setor de Ouvidoria do hospital, que responde as demandas encaminhadas.


