Hugol é destaque em série sobre transplantes no Jornal da Record

O Hospital de Urgências Otávio Lage Siqueira (Hugol) foi destaque na edição da última terça-feira, dia 22 de novembro, no Jornal da Record. A matéria, feita pelo repórter Rodrigo Vianna, mostrou a captação de órgãos, ocorrida no fim de outubro.

O Jornal da Record tem apresentado, durante esta semana, uma série de reportagens com o tema “transplantes”. As matérias tratam do drama de quem se encontra a espera de um órgão, o incansável trabalho de profissionais em busca de doadores, a rotina de um grande centro transplantador em São Paulo e toda a logística para captação e implante dos órgãos.

No Hugol, a reportagem mostrou o caso de um jovem de 26 anos, internado na unidade e que foi diagnosticado com morte encefálica. A Central de Transplantes de Goiás e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital fizeram o acolhimento e a abordagem familiar. Os parentes concordaram com a doação dos órgãos e tecidos e a equipe médica de São Paulo fez a captação do coração, dos pulmões, fígado, rins e córneas. Sete pessoas foram beneficiadas com este ato de carinho e solidariedade.

Bombeiros, servidores do Hugol e da Central de Transplantes fizeram o traslados até o aeroporto Santa Genoveva e, de lá, até o hospital em São Paulo. A reportagem mostrou o momento exato em que os pulmões voltaram a funcionar e, ainda segundo a matéria de televisão, o receptor está tendo uma boa recuperação.

Doações e Transplantes em Goiás

No Brasil, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e Tecidos/ABTO, entre janeiro e setembro de 2016, foram realizados quase 6.000 transplantes de órgãos. Porém o número não consegue atender toda a demanda existente no país.

Mais de 30.000 brasileiros esperam por uma oportunidade de serem contemplados por uma doação. Somente em Goiás, são mais de 1.000 pessoas na fila a espera de rim, pâncreas-rim, coração e córnea.

Até o início de outrubro, foram realizados no Estado 583 transplantes de córneas, 33 transplantes de medula óssea, 4 transplantes cardíacos e 71 transplantes renais. Também foram captados em Goiás e implantados em outros Estados no mesmo período: 4 rins, 2 fígados, 3 corações e 6 pulmões.

Somente a família pode autorizar a doação de órgãos e tecidos, logo, quem quiser ser um doador, precisa conversar sobre o assunto com os parentes e amigos.

Confira as reportagens:

https://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/serie-jr-equipe-acompanha-preparacao-para-transplante-de-pulmao-23112016

https://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/serie-do-jr-mostra-o-incansavel-trabalho-de-profissionais-em-busca-de-doadores-de-orgaos-22112016

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo