Profissionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil participam de acolhimento do MS

Durante o evento, no auditório da Alego, são dadas as boas-vindas aos participantes, que também recebem orientações sobre operacionalização do programa, realizado pelo Ministério da Saúde e acompanhado pela SES em Goiás

Superintendente Paula dos Santos Pereira (centro) dá boas-vindas a profissionais do Mais Médicos

Cerca de 300 profissionais participaram, nesta sexta-feira (06/10), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), do acolhimento do Programa Mais Médicos Pelo Brasil (PMMB), realizado pelo governo federal e acompanhado pela Gerência da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Ao todo, são 599 profissionais inscritos no programa em Goiás, entre recontratados e novatos. 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dá apoio ao PMMB no Estado, com acompanhamento dos profissionais na inscrição, seleção e atuação, durante o período em que eles estiverem inseridos no programa, que este ano teve algumas interações, como a prioridade para médicos brasileiros com especialização em saúde da família. 

A diretora de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), Luciana Maciel, destacou a importância da retomada do programa em vários territórios do País e dos futuros desafios do PMMB. “Pretendemos, e estamos nos esforçando, que nos próximos anos possamos aumentar a quantidade de médicos em saúde de família e comunidade, fortalecendo o SUS de forma que a população mais vulnerável tenha a dignidade de atendimento e acompanhamento”, pontuou.

Representando o secretário da saúde, Sérgio Vencio, no evento, a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, falou do desafio para quem trabalha a Atenção Primária diariamente e que precisa estabelecer relação de proximidade com as famílias acompanhadas e dirigiu o recado aos médicos que estão chegando agora ao programa.

“Vocês estão assumindo agora uma missão de levar saúde de qualidade no território goiano, que igualmente ao que ocorre no País, tem uma grande diversidade. É preciso sensibilidade para estabelecer o vínculo com as famílias e pôr em prática o que o programa Mais Médicos propõe, que é levar dignidade à população que precisa de atendimento médico onde estiver”, enfatiza.

Ainda fizeram parte da mesa de abertura do acolhimento representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Conselho Estadual de Saúde (CES).  Durante toda a manhã, os participantes tiraram dúvidas sobre os aspectos legais e operacionais do projeto interministerial (Saúde e Educação).

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo