Delegações do Ministério da Saúde e da Dinamarca visitam Conecta SUS

Comitivas do Ministério da Saúde do Brasil (MS) e da Dinamarca visitam nessa quinta-feira, 9/02, às 9h, o Conecta SUS Zilda Arns Newmann e, no período da tarde, o Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo, Hospital Alberto Rassi – HGG e Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER. O objetivo é estreitar laços de parcerias, ema áreas de interesse, para cooperação no âmbito da saúde que beneficiam tanto o Brasil quanto a Dinamarca.

Nesse contexto, o Conecta SUS foi eleito pelas autoridades de ambos países como referência na compilação de dados em Saúde dos 246 municípios do Estado, o que permite mais agilidade na adoção de políticas públicas que garantam a Saúde dos goianos.

A missão da Dinamarca faz parte de cooperação Setorial Estratégica Internacional , entre Brasil e Dinamarca, para apoiar a gestão eficiente da saúde no Brasil. Essa cooperação visa assegurar acesso rápido e universal a serviços e produtos de saúde de qualidade, por meio do apoio ao desenvolvimento de uma gestão da saúde mais eficiente no Brasil.

O apoio nessas áreas ajudará o MS no atual processo de elaboração de uma estratégia de e-saúde e apoiará a implementação da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Essa política define os princípios para promover a interoperabilidade dos sistemas de informação em saúde e dados padronizados de modo a permitir a criação de um repositório comum de dados nacional, proporcionando, assim, a base para gestão mais eficiente da atenção à saúde.

Posteriormente, uma plataforma de dados de saúde aperfeiçoada facilitará a introdução de um sistema geral de informações em Saúde. “Essa visita, vem reforçar ainda mais a vocação do nosso governo em criar projetos inovadores e eficientes. É esse espelho que temos sido para outros Estados e países”, diz o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela.

De acordo com a política do Ministério da Saúde, uma melhor utilização dos dados, incluindo uma terminologia padronizada, em todos os níveis de governança, para efeitos de planejamento, comparação, monitoramento, financiamento, é essencial para garantir melhor acesso a serviços de saúde.

Mais especificamente, isso apoia a segurança e o encaminhamento coerente de pacientes, operações diárias eficientes e concepção ótima no longo prazo das diferentes atividades e processos da atenção à saúde.

Em dezembro de 2015, uma delegação composta por membros do Ministério da Saúde da Dinamarca, da Agência Dinamarquesa de Medicamentos (DMA) e da Autoridade Dinamarquesa de Dados de Saúde (DHDA) visitou as autoridades de saúde brasileiras nos níveis federal, estadual e municipal.

Em fevereiro de 2016, foi realizada uma visita de estudos à Dinamarca por representantes do MS, do Instituto Nacional do Câncer do Brasil (INCA), da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Durante a viagem, a delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer o sistema dinamarquês de saúde, suas experiências e soluções.

Conecta SUS

Projeto inédito no país, o Conecta SUS está instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria.

AGENDA

HORAS

ATIVIDADES

09:00h

Chegada das delegações à sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

09:00 às 10:30h

Recepção pelo Secretário Dr. Leonardo Moura Vilela e apresentação do Conecta SUS – Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde

10:35h

Saída para visita ao HUGO – Hospital de Urgências de Goiânia

12:00h

 

Pausa para almoço

14:00h

 

Visita ao HGG – Hospital Alberto Rassi

15:30h

 

Visita ao CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo