Pacientes oncológicas do HCN expressam gratidão por atendimento humanizado

Prestes a completar 3 anos, Centro do Oncologia da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu é inaugurado para oferecer atendimento oncológico integral e humanizado à população goiana

Pacientes Zelina Maria e Claudejane da Silva felizes com atendimento recebido no HCN

Zelina Maria de Jesus, de 59 anos, tem uma longa história com o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano. A paciente, moradora de Alexânia, está em tratamento oncológico na unidade do Governo de Goiás em Uruaçu desde a inauguração da ala, e compartilhou um emocionante depoimento sobre o atendimento recebido, destacando a humanização e o acolhimento prestados pelo hospital.

“As enfermeiras daqui têm paciência e carinho com a gente, parece que todas fizeram curso de psicologia, pois não são só os psicólogos, mas também elas que nos entendem nessa fase que estamos passando.  É um momento muito doloroso pra gente, pra família e até para as enfermeiras, mas elas têm um jeito de não deixar a gente mal”, ressalta a paciente.

Satisfeita com todo o apoio que recebeu, Zelina conta que chegou a pensar em desistir do tratamento, mas que decidiu continuar a batalha contra o câncer graças à equipe do Centro de Oncologia do HCN, que estava sempre disposta a ajudá-la e acolhê-la. “Aqui é um hospital de primeiro mundo. Eu gosto de vir pra cá, já conto o dia de vir, porque às vezes eu estou com probleminha e eu chego aqui, converso, cuidam da gente com o maior carinho”, relata ela.

Outra paciente que expressou sua gratidão pelo atendimento humanizado prestado pelo HCN foi Claudejane Antônia da Silva, moradora de Campinaçu, de 57 anos. “Todo mundo do hospital trata a gente muito bem. Faz um ano que eu estou fazendo esse tratamento e, graças a Deus, está dando tudo certo”, confessa.

Emocionada ao falar sobre o atendimento que recebeu durante seu tratamento oncológico, ela conta que também passou por um período muito triste. “Eu fico até um pouco emocionada de falar, porque é um tratamento muito difícil e a gente consegue pessoas que dão amor, carinho e compreensão pra gente.”

Além do reconhecimento à equipe, as duas pacientes também deixaram uma mensagem para outras pessoas que estão lutando contra o câncer. “Não tenham medo, pois aqui você vai encontrar tudo o que precisa pra vencer essa doença, aqui tem tudo”, incentiva Zelina. “O que eu tenho para falar para todas as pessoas que estão se tratando aqui é: não desistam, continuem com o seu tratamento, porque nós vamos vencer”, reforça Claudejane.

Pioneiro
Referência em Goiás e no Sistema Único de Saúde, o Centro de Oncologia do HCN é pioneiro na rede pública estadual e é também o primeiro habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Apenas no primeiro trimestre de 2025, já realizou mais de 3 mil consultas, 1.197 sessões de quimioterapia, 348 cirurgias e 313 exames de biópsia, proporcionando acesso a tratamentos de alta complexidade com um atendimento totalmente humanizado.

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já estão com diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda a sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.

Victor Weber (texto) e Cristiano Martins (foto)/Imed

Governo na palma da mão