HGG inicia atividades de quarta edição de sua Gincana da Segurança do Paciente
Unidade de saúde do Governo de Goiás acreditado pela Organização Nacional de Acreditação é referência em atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), primeiro da rede pública do Centro-Oeste a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), se consolidou como referência em qualidade no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desde sua primeira acreditação, em 2014, a unidade do Governo de Goiás tem se dedicado à segurança do paciente, à gestão eficiente de processos e à melhoria contínua. Como parte desse compromisso, o hospital realiza anualmente a Gincana da Segurança do Paciente, promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HGG.
Em sua quarta edição, a gincana integra a campanha Abril pela Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde (MS) com o tema Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em Toda a Jornada. A abertura ocorreu em 1º de abril, Dia Nacional da Segurança do Paciente, nas instalações do hospital. Durante o mês, equipes assistenciais e administrativas participarão de diversas atividades, como o Bingo da Segurança do Paciente, o jogo A Jornada do Paciente, arrecadação de alimentos e o tradicional concurso de paródias, que destaca a criatividade dos participantes.
As atividades visam reforçar protocolos de segurança, reduzir eventos adversos e disseminar boas práticas, seguindo diretrizes internacionais, como os Protocolos de Prevenção de Quedas, Segurança Medicamentosa e Cirurgia Segura.
Nos últimos anos, o HGG implementou medidas para prevenir quedas, incluindo a substituição de camas manuais por elétricas, modernização das macas de transporte, auditorias beira leito e treinamentos contínuos. Essas iniciativas resultaram na redução de 21,69% no número de quedas entre 2023 e 2024. O hospital também investe constantemente em equipamentos para aprimorar a segurança do paciente. Em 2024, o centro cirúrgico registrou três casos de queimaduras causadas por placas de bisturi. Uma análise detalhada foi conduzida para identificar fatores de risco e implementar medidas preventivas.
Outra inovação é o lançamento de um aplicativo para solicitação informatizada de transporte de pacientes dentro do hospital. A ferramenta substitui o contato via rádio comunicador e funciona de forma semelhante a serviços como Uber, permitindo que a equipe assistencial acione condutores para deslocamento de pacientes de forma mais ágil e eficiente.
O HGG também dispõe de infraestrutura adequada para a segurança do paciente, incluindo banheiros equipados com campainhas e batedores. Anualmente, participa da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, e tem alcançado altos índices de conformidade, reforçando seu compromisso com a qualidade assistencial.
Times sorteados
Na gincana, cinco times foram sorteados para a jornada de conhecimentos e aprendizados: o Verde, ficou com o tema flebite, que faz alusão a inflamação da parede das veias; já o Laranja, ficou a cargo da lesão por pressão, quando é encontrado feridas na pele causadas por pressão ou fricção constante; o Vermelho, precisa de atenção redobrada para falar sobre a alergia medicamentosa; enquanto o Amarelo, abordará a comunicação efetiva e o Azul, a segurança medicamentosa.
A gerente da clínica médica do HGG, Hilda Fernanda dos Santos, participa pela primeira vez da Gincana da Segurança do Paciente e representa o time Vermelho, que aborda a alergia medicamentosa. “Vestiremos a camisa vermelha com orgulho. Nosso time será competitivo e criativo, pois lidamos com esse tema diariamente e sabemos da importância desse cuidado”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Aline Magalhães, destaca as expectativas positivas para a edição. “A cada ano, fortalecemos o trabalho em equipe, promovemos maior interação entre os setores e aumentamos a conscientização sobre a segurança do paciente. Este ano, um dos desafios será a Jornada do Paciente, tema definido pelo Ministério da Saúde. Nosso objetivo é inovar e tornar a gincana cada vez mais dinâmica e educativa”, destacou.
Suzana Meira (texto e foto)/Idtech


