Saúde atinge 100% no ranking da Transparência

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) cumpriu todos os requisitos da Lei de Acesso à informação (LAI), observados pela Controladoria Geral do Estado (CGE), que publicou a nota 100% no portal da Transparência de Goiás. Mais de 200 itens diferentes relativos a informações da pasta constam da página da LAI no sitio da SES.

A determinação de alcançar o topo do ranking partiu do secretário Leonardo Vilela que motivou a equipe a alcançar o resultado. “Além de ser um direito do cidadão e uma meta do governo, o acesso à informação cumpre um princípio do Controle Social do SUS ao deixar acessíveis informações da gestão”, explica.

O esforço envolveu todas as equipes de todas as superintendências da pasta e da Comunicação Setorial, mas um diferencial a ser destacado é a OSS Transparência, uma área que avançou muito no cumprimento de todos os requisitos feitos para dar transparência máxima à gestão hospitalar. “Entendemos que esta é uma área onde devemos, além de divulgar os dados e relatórios, buscar aperfeiçoar a navegabilidade ao usuário”, cita Leonardo Vilela.

A SES-GO tem sido elogiada em outros estados por conseguir colocar e atualizar no site OSS Transparência todos os contratos, aditivos, relatórios de produção, de monitoramento, contábeis, de repasses e de recursos humanos das Organizações Sociais de Saúde, parceiras do governo estadual. Em breve, com o lançamento do novo portal da SES e ainda, com ferramentas como o Atendente Virtual, a SES-GO espera avançar ainda mais para manter e aumentar a transparência.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo