Saúde fortalece atenção básica da Região Oeste 2

Lançada no final de 2015, a Planificação da Atenção Primária à Saúde integra o Programa Mais Saúde para Goiás / Goiás mais Competitivo e Inovador. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, destaca que a planificação visa fortalecer a atenção primária com a atualização de todos os profissionais que atuam na área, desde o mais simples ao mais graduado, e, desta forma, proporcionar a expansão e a assistência básica mais qualificada à população. O programa é desenvolvido pela SES-GO por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais), com a assessoria de técnicos do Conass. O conhecimento apreendido pelas equipes é multiplicado de forma continuada aos demais profissionais.

O Processo de Tutoria constitui a parte prática da Planificação da Atenção Primária. A tutora do programa na Região Oeste 2, Laila Pacheco de Rezende, informa que foram selecionadas duas unidades de atenção básica para o desenvolvimento desta fase experimental – uma localizada em São Luís de Montes Belos e outra em Buriti de Goiás. Nestas duas unidades laboratório, serão efetivados os processos de trabalho, com vistas ao atendimento humanizado, qualificado e mais ágil à população. Posteriormente, tais processos serão implantados, gradativamente, em todas as unidades dos demais municípios.

Até o momento, os profissionais lotados nos municípios da Região Oeste 2 já passaram por cinco oficinas do Programa de Planificação da Atenção Primária à Saúde. Em cada uma destas atualizações foi abordado um tema diferente, entre os quais Redes de Atenção à Saúde, Territorialização e Processos de Trabalho. O conteúdo de tais oficinas foi multiplicado nos 13 municípios, contemplando todos os profissionais que atuam na assistência básica.

A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-GO, Evanilde Gomides, destaca que o processo de tutoria tem apresentado resultados positivos em outros municípios onde foi realizado. Nos municípios da Região Entorno Sul, com sede em Luziânia, foram efetivadas iniciativas exitosas como a organização dos processos de trabalho, o atendimento por hora marcada, a implantação do prontuário da família, a estratificação de risco das famílias e a interação e integração das equipes de saúde da família, entre outras medidas.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), dá mais um passo com o propósito de proporcionar o avanço da atenção primária à saúde e o atendimento mais eficaz à população. Nesta quarta-feira, 5 de julho, acontecerá em São Luís de Montes Belos, o Lançamento do Processo de Tutoria da Planificação da Atenção Primária à Saúde na Região Oeste 2. O evento, previsto para ser realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), integra a programação da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). Estarão presentes técnicos da SES-GO, prefeitos, secretários municipais de Saúde e profissionais dos 13 municípios que compõem a Região Oeste 2.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo