Hurso realiza pela 3ª vez captação múltipla de órgãos

Em parceria com a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO), a Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hurso conseguiu captar dois rins, fígado e coração de um mesmo doador. Os órgãos foram transportados por duas localidades diferentes: Brasília e Goiânia. Além da Central e do hospital, os bombeiros, polícia militar, polícia rodoviária federal e Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram parte do transporte dos órgãos, principalmente para que houvesse trânsito local e rodoviário livres e aeronaves para diminuir o tempo de chegada dos órgãos aos receptores. No total, foram mobilizadas 35 pessoas para que esta captação fosse bem-sucedida.

A coordenadora de Enfermagem, Rosilene Ribeiro, explicou que foi preciso uma melhor logística para o transporte dos órgãos já que envolveu o transplante de um coração, que tem durabilidade de, no máximo, três horas após a captação. “No momento em que o coração está sendo retirado do doador, em Santa Helena, o receptor já está sendo preparado no centro cirúrgico da cidade destino, contribuindo para que todo o processo cirúrgico tenha sucesso e ajude o receptor a ter uma nova chance”, explicou Rosilene.

A equipe da Central que esteve no hospital ainda elogiou a equipe do Hurso pelo seu empenho. “Novamente, parabéns pelo trabalho de vocês. Estão colhendo os frutos do empenho e dedicação que mostraram desde o início”, declarou um dos membros da equipe da CNCDO-GO, acrescentando que a média de consentimento para doação de múltiplos órgãos do Hurso é de 75%, estando acima da média estadual, em torno de 45%.

A Central é a representação regional do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), também formado pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, hospitais autorizados e pela rede de serviços auxiliares. Essas entidades formam a organização que gerencia e executa a política de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil.

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás, realiza, pela terceira vez, uma captação de múltiplos órgãos. A captação aconteceu em 21 de julho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo