Passeio das Águas sedia evento especial sobre amamentação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás promove até o dia 7 de agosto a Campanha Agosto Dourado, em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás promove até o dia 7 de agosto a Campanha Agosto Dourado, em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017. As atividades, organizadas por meio da Gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente e do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, acontecem neste final de semana, dias 5 e 6, no Passeio das Águas Shopping (1o Piso, em frente a entrada principal.

Serão realizadas minioficinas, workshops, roda de conversa, atividades lúdicas, orientações e distribuição de materiais educativos sobre diversos temas relacionados a amamentação.

A iniciativa tem como objetivo promover espaços de diálogo e discussões em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Foi organizada uma programação para que o tema seja abordado amplamente, na TV, no rádio, nas redes sociais, em hospitais de referência materno-infantil e locais públicos, envolvendo, assim, toda a sociedade.

Além da SES-GO, a campanha Agosto Dourado conta com a participação de instituições como a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Universidade Federal de Goiás e Sociedade Goiana de Pediatria.

A edição deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) traz como tema “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você”, proposto pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Local: Passeio das Águas Shopping

Confira agenda:

Atividades em 5 de agosto (sábado)

11:15h: Oficina de Shantala para Bebês (Dani Mesquita) (TRAZER TOALHA FRALDA)

13h15: Roda de Conversa “Introdução Alimentar e Aleitamento Materno” (Ana Carolina)

14h15: Oficina de Sling (Helô e Lori) (TRAZER SLING OU CANGA)

15h30: Aula Yoga Mãe e Bebê (Lana)

17h15: Workshop “Desafios da Amamentação nos Primeiros Meses” (Karina Santos)

18h15: Roda de Conversa “Higiene Bucal do Bebê” (Marina)

Atividades em 6 de agosto (sábado)

14h: Roda de Conversa “Benefícios do Aleitamento Materno na Visão Fonoaudiológica e a Importância do Teste da Linguinha (Equipe de Fonoaudiologia da Maternidade Dona Íris)

15h: ONG Bebê Canguru (Saymon)

16h: Roda de Conversa “A Primeira Hora de Ouro da Amamentação” (Equipe Puro Amor)

17h: Oficina de Ofurô (Equipe Puro Amor)

* Entre os intervalos das atividades de domingo haverá Contação de Histórias “O Peito Generoso” com o Grupo Arte e Alegria

Amamentar é reduzir a morbidade, mortalidade, desigualdade, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional.

Empresários, governo, sociedade, familiares, mídia e figuras públicas como artistas, profissionais de saúde, escolas, ativistas da causa devem se unir e apoiar em todas as situações a amamentação na sociedade, sem conflitos de interesses e sem interferência de classe social, raça, idade, religião ou escolaridade.

Atividades permanentes

Estandes de Apresentação:

· Faculdade de Enfermagem/UFG: Equipe Mamar sem Trauma;

· Faculdade de Nutrição/UFG: Manutenção da amamentação após retorno ao trabalho (ordenha, armazenamento, manuseio e administração do leite). NBCAL;

· Departamento de Fonoaudiologia da PUC/GO e Conselho Regional de Fonoaudiologia: orientações e distribuição de material educativo

· Exposição de fotos “AMAmentar: cuidado, conexão e amor” da fotógrafa Fernanda Petrillo;

· Fraldário do shopping: colaboradoras dos bancos de leite e postos de coletas envolvidas estarão demonstrando e auxiliando na ordenha e esclarecendo dúvidas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo