Reunião discute melhorias na Saúde básica

A segunda reunião do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) aconteceu nesta quinta-feira, 17, na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (ESAP-GO).

A segunda reunião do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) aconteceu nesta quinta-feira, 17, na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (ESAP-GO). O PMAQ é um programa nacional lançada em 2011 que consiste na realização de avaliações nas unidades públicas de saúde, que em Goiás são desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

A reunião teve a presença da gestora de políticas públicas do Ministério da Saúde, Patricia Barbará Dias, e da professora e coordenadora do PMAQ, Marta Volnery. Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), compareceram os representantes das unidades de Saúde da Capital e de municípios do Estado, com o público de aproximadamente 150 pessoas.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Ravena Miranda Rocha, os municípios que ganharem as melhores notas receberão recursos destinados a Saúde Básica. “A ação busca a melhoria das unidades básicas, incentivando os municípios a melhorarem as suas avaliações em troca de recursos”, explica Ravena.

No encontro foi discutido os pontos avaliados pelo PMAQ, que são a qualidade da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos, qualificação e acompanhamento das equipes e a satisfação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo