Rede Estadual de Hemocentros terá funcionamento especial no feriado de carnaval

Banco de sangue do Governo de Goiás está com déficit de 26% no estoque e convida doadores a comparecerem às unidades em Goiânia e no interior

Unidades da Rede Hemo em Goiânia (foto) e no interior terão horários diferenciados no carnaval

Para garantir a manutenção do estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo terá um horário de funcionamento especial durante o feriado de carnaval. Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funcionará no sábado (26/2), das 8 às 12 horas, na segunda-feira (28/2), das 8 às 18 horas, fechando na terça-feira (1°/2), e retornando com o atendimento normal na quarta-feira (2/2). No interior, as unidades estarão fechadas no sábado (26/2), e na terça-feira (1°/3), funcionando na segunda-feira (28/2), das 8 às 18 horas.

Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, o déficit dos estoques chegou a 26% em fevereiro, o que torna essencial a colaboração dos voluntários para atender a demanda, que tende a aumentar neste período. 

“Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades. E, com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também um aumento do número de acidentes”. Além disso, os números de casos de Covid-19 e dengue em nosso Estado seguem altos, o que também reflete no aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes.

Quem pode doar
Denyse lembra que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Doação agendada
Antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19, e uma forma de garantir mais agilidade no atendimento na unidade de Goiânia e também no interior", destaca Denyse.

SERVIÇO
Onde doar – Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Rede Hemo no interior do Estado (Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu).

Funcionamento especial
Unidade de Goiânia: sábado (26/2), das 8 às 12 horas; segunda-feira (28/2), das 8 às 18 horas; terça-feira (1°/3), fechada.

Unidades do Interior: sábado (26/2), fechadas; segunda-feira (28/2), das 8 às 18 horas; terça-feira  (1°/3), fechadas.

A partir de quarta-feira (2), atendimento normal em todas as unidades, das 8 às 18 horas.

Thalita Rodrigues/Idtech

Foto: Britto/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo