SES lança Cadeia de Valor do órgão

Entrega da Cadeia de Valor e Arquitetura de Processos encerra primeira etapa do projeto Gestão por Processos

A Cadeia de Valor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) foi apresentada nesta quinta-feira (21/09) para superintendentes, gerentes e coordenadores do órgão, em evento realizado no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública. A Cadeia de Valor e Arquitetura de Processos são a entrega da primeira fase da Gestão por Processos na SES, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan).

O superintendente de Gestão, Planeamento e Finanças da SES, Lucas Paula da Silva, ressaltou que este é o primeiro resultado do projeto. Lucas também fez questão de enaltecer o apoio do secretário Leonardo Vilela e dos superintendentes da Secretaria e também a parceria com a equipe da Segplan. “Nosso objetivo é podermos alcançar a visão do órgão, que é ser uma instituição pública de excelência”, declarou o superintendente. Ele ainda reforçou que os próprios servidores da secretaria estão sendo capacitados e coordenando o projeto, para que seja um processo permanente e contínuo na SES, independente dos gestores que estiverem no comando da pasta.

Representando o secretário Leonardo Vilela, o superintendente Executivo Deusdedith Vaz afirmou que a transformação da gestão está no trabalho de cada um dos servidores, que se aperfeiçoam, capacitam e trazem as novas ideias e ferramentas para a gestão. “O sucesso do projeto está na mobilização, contribuição e cooperação de toda a equipe. Acredito que estamos construindo a história de uma gestão inovadora e colheremos os resultados desta visão estratégica”, finalizou Deusdedith Vaz.

O superintendente de Modernização Institucional da Segplan, Vandir Pereira Gomes Júnior, representou o secretário Joaquim Mesquita no evento e explicou que a Gestão por Processos é prioritária para a Segplan e que o projeto está em andamento na SES, na Secretaria de Segurança Pública e na própria Segplan. “A Secretaria da Saúde é um órgão que já tinha um modelo de gestão bem desenvolvido e a Gestão por Processos vem melhorar ainda mais isso”, elogiou o superintendente. Vandir também destacou que a SES criou a maior estrutura para a implantação do projeto, com a rede de 45 coordenadores de gestão, e que este é um modelo que a Segplan vai levar para as outras secretarias.

Apresentação

O gerente de Planejamento da SES, Edilberto Alexandre Machado, detalhou as ações desenvolvidas pelo projeto até o momento, incluindo as capacitações dos coordenadores e o trabalho que resultou na conclusão da primeira fase. “Temos 45% do projeto executado e já entramos na segunda fase, de mapeamento dos processos, após as entrevistas com os chefes das áreas e levantamento de 1.200 atividades. Este trabalho resultou na formatação da Arquitetura de Processos e Cadeia de Valor da SES, constituída por oito macroprocessos, e alinhada aos instrumentos de planejamento da Saúde.” Confira a apresentação e conheça a Cadeia de Valor do órgão (clique aqui).

Para encerrar, o gerente de Escritório de Processos da Segplan, Marcelo Lima, falou do orgulho em participar da equipe do projeto, em parceria com a SES, e deixou um recado para motivar todos para a etapa de otimização. “Contamos com o engajamento de todos, pois são as pessoas os agentes de mudança. São vocês, servidores, que executam o trabalho e que transformam a organização.”

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo