Oficina do Crer define cronograma para novembro

A Oficina Ortopédica Itinerante do Crer define a programação para o mês de novembro.

A Oficina Ortopédica Itinerante do Crer define a programação para o mês de novembro. Em São Luís dos Montes Belos de 6 a 10 de novembro; e de 4 a 8 em Rio Verde. Esta é uma ação do Programa Viver sem Limites do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás em parceria com as secretarias municipais de saúde. A execução é por conta da gerência Técnica do Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer).

As datas foram definidas durante uma reunião realizada ontem na Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais (Suprass), com a participação de representantes dos dois municípios e técnicos do Crer.

O Ministério da Saúde disponibiliza R$ 18.000,00 mil/mês a esse programa e a SES-GO entra com uma contrapartida de R$ 147.229,12/mês.

O caminhão da Oficina Itinerante é adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e consertos em dispositivos ortopédicos.

Os atendimentos acontecem em duas etapas. Na primeira os profissionais recebem os pacientes com a avaliação do médico, fazem o cadastro e recolhem as prescrições médicas, bem como cópias dos documentos do paciente (CI, RG e comprovante de endereço atualizado), tiram os moldes, dentro do próprio caminhão, e ainda produzem os dispositivos ortopédicos mais simples, sendo que os produtos mais complexos são encaminhados para a oficina ortopédica fixa do Crer. Na segunda etapa, o caminhão retorna ao município para entrega de todos os produtos confeccionados na oficina ortopédica fixa da unidade.

Cleudes Baré, superintendente da Suprass, afirma que esse programa visa proporcionar uma melhor qualidade de vida e de acessibilidade aos portadores de deficiências físicas. “A oficina entrega esses produtos na própria região aos pacientes, que muitas vezes tem dificuldades para deslocarem até em Goiânia”, diz Baré.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo