Sest/SUS oferece curso Projeto Vida no Trânsito

Estão abertas e continuam até o dia 20 de novembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Implantação e Execução do Projeto Vida no Trânsito (PVT) nos municípios prioritários do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás (OMSH), bem como os que queiram aderir ao PVT.

Estão abertas e continuam até o dia 20 de novembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Implantação e Execução do Projeto Vida no Trânsito (PVT) nos municípios prioritários do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás (OMSH), bem como os que queiram aderir ao PVT. Podem participar profissionais com vínculo no SUS e de outras instituições estaduais ou municipais, além de trabalhadores ligados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), Departamento de Trânsito (Detran), Secretarias Municipais de Trânsito, Segurança Pública, SAMU, Corpo de Bombeiros e membros do Conselho de Controle Social. As inscrições devem ser feitas pelo sítio eletrônico do Formsus no item https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34223

O objetivo é formar profissionais para a implantação e execução do PVT em cada município participante. São 140 vagas ofertadas na modalidade semipresencial, com carga horária total de 136 horas, sendo 16 presenciais e o restante em EaD (Educação à Distância). A previsão do início das aulas é para o dia 05 de fevereiro de 2018, com encerramento no dia 25 de junho do mesmo ano.

Segundo Maria de Fátima Rodrigues, que é coordenadora de Violência de Acidentes da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa), a proposta é melhorar a segurança viária para redução de mortos e feridos graves no trânsito no âmbito dos municípios, com ações de monitoramento, avaliação e prevenção de acidentes. Segundo ela a proposta é desenvolver estratégias de educação permanente em saúde através de temas abordados no curso que possibilitem a qualificação nas áreas de vigilância de óbitos e feridos graves, na identificação de fatores de risco e pontos críticos de ocorrência de acidentes, com a definição de ações prioritárias para redução de acidentalidade.

A definição dos municípios prioritários em Goiás levou em conta o porte populacional, a posição geográfica e as taxas de mortalidade por acidente de transporte terrestre. Para a ação, foram escolhidos os municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Jataí, Morrinhos, Itumbiara, Rio Verde, Mineiros, Luziânia, Goiânia, Uruaçu, Porangatu, Goianésia, Águas Lindas de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Cristalina, Formosa, Ipameri, Jaraguá, Niquelândia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade, e Valparaíso de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo