Saiba mais sobre a Cirurgia Geral do Hugol

Pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito, violência, queda e outros, ou acometidos de doenças graves geralmente necessitam de cirurgias, visando a intervenção ao corpo humano para a manutenção da vida.

Pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito, violência, queda e outros, ou acometidos de doenças graves geralmente necessitam de cirurgias, visando a intervenção ao corpo humano para a manutenção da vida.Pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito, violência, queda e outros, ou acometidos de doenças graves geralmente necessitam de cirurgias, visando a intervenção ao corpo humano para a manutenção da vida.

O Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, devido ao seu perfil de atendimento a pacientes de média e alta complexidade em traumatologia e urgências clínicas, já realizou 28.032 procedimentos cirúrgicos de julho de 2015 a junho de 2017. São, em média, 39 procedimentos por dia nesses dois anos de funcionamento do hospital, nas especialidades de ortopedia/traumatologia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, urologia, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, neurocirurgia e cirurgia pediátrica. Destes, cerca de 20% referem-se a procedimentos da cirurgia geral. De acordo com o supervisor médico da especialidade, Dr. Adelino Santos, esse é o primeiro atendimento ao paciente grave, como as vítimas de acidente de trânsito, queimadura, intoxicação, violência e queda. “Após essa primeira abordagem, o cirurgião geral, de acordo com o trauma, solicita conduta de outras especialidades como: neurologia, vascular, plástica, urologia, buco-maxilo-facial e ortopedia”, relata.

O médico explica ainda que o atendimento é realizado de maneira hierarquizada, obedecendo às normas internacionais do comitê de trauma. Os pacientes resgatados pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgências, Corpo de Bombeiros e/ou classificados como vermelho na classificação de risco entram direto para a assistência de emergência inicial. Após serem examinados e realizadas as devidas investigações clínicas através do diagnóstico e da terapia, os pacientes são destinados ao centro cirúrgico ou à internação intensiva em leitos de Unidade de Terapia Intensiva, a depender da gravidade do caso e da abordagem clínica que será realizada.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo