SES realiza visita técnica ao HCN para fortalecer a Rede de Assistência Oncológica ao paciente

Com profissionais da Santa Casa de Anápolis, equipe da secretaria conhece infraestrutura, processos de trabalho, tecnologias, processos e condutas da unidade do Governo de Goiás

Setor de quimioterapia do HCN, visitado por equipes da SES e Santa Casa de Anápolis

Equipes de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis realizaram, na terça e quarta-feira (21 e 22 de janeiro), uma visita técnica ao Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), para conhecer o centro de oncologia do hospital, o primeiro a ser instalado em uma unidade de saúde do Governo de Goiás.

De acordo com o coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), Kleber Junior Rodrigues Monteiro, a visita teve como objetivo aperfeiçoar as práticas da gestão e do cuidado, com a obtenção de conhecimento e fortalecimentos dos laços interprofissionais e pessoais, a fim de garantir o melhor atendimento ao paciente na oncologia.

“Conhecemos os processos de trabalho, infraestrutura, metodologias e protocolos de condutas adotadas na unidade, desde o acolhimento ao tratamento dos pacientes com câncer, além do uso das tecnologias, ferramentas e instrumentos digitais e demais recursos técnicos disponíveis”, acrescentou o coordenador da Spais/SES-GO, sobre os dois dias na unidade.

Kleber Monteiro lembra ainda que essa troca de experiências propicia o fortalecimento da Rede de Atenção Oncológica em Goiás, conectando os serviços hospitalares em prol de uma assistência organizada e referenciada. “Essa prática tem sido realizada pela Coordenadoria de Oncologia da SES-GO desde 2024, quando também visitaram o HCN e as diretorias dos Hospitais Estadual de Itumbiara, em junho, e de Câncer de Rio Verde, em setembro”, lembra o coordenador.

Infraestrutura e condutas
Com profissionais da Santa Casa de Anápolis, equipe da secretaria conhece infraestrutura, processos de trabalho, tecnologias, processos e condutas da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu

“Essa iniciativa da SES é fundamental, pois enriquece o aprendizado dos participantes e dissemina as melhores práticas adotadas em cada instituição”, avaliou João Batista, ao apontar ainda a importância da parceria para o aprimoramento de todo o sistema de saúde estadual. “Continuaremos a trabalhar em conjunto para garantir um futuro ainda mais promissor para a saúde da nossa comunidade”, garantiu.

José Carlos Araújo (com informações de Kleber Monteiro)/Comunicação Setorial
Fotos: Kléber Monteiro/Spais

Governo na palma da mão