HUGOL promove seminário da residência em urgência e trauma da SES-GO

O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira promoveu o II Seminário do Eixo de Concentração da Residência em Urgência e Trauma da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) entre os dias 04 e 08 de dezembro.

Participaram 60 profissionais, tutores, preceptores e residentes multiprofissionais do HUGO, das áreas de Enfermagem, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, e do HUGOL, das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

De acordo com Dagoberto Miranda Barbosa, coordenador da COREMU – Residência Multiprofissional, “concebemos esse seminário com uma abordagem de cunho eminentemente teórico-prático, em que os residentes tiveram a oportunidade de ter palestras e aulas específicas das áreas da unidade de saúde, oportunizando que eles conhecessem vários atores e cenários do contexto hospitalar”.

A programação contemplou palestras sobre temas de gestão, segurança do paciente e qualidade, como: Excelência Operacional em Urgência e Emergência, ministrada por Ricardo Bertolucci; Gestão no SUS – Ênfase na Lógica de Redes, por Dante Garcia de Paula; Humanização, pela Renata Simões; Política Nacional de Doação de órgãos, ministrada pelo Gustavo Prudente; A Regulação como Ferramenta de Gestão e Humanização, por Sérgio Scalia; Comunicação como fator de Segurança do Paciente, por J. Antônio Cirino; e atualidades em Gestão Hospitalar, ministrada por Andréa Prestes.

Também foram apresentados aos residentes, através dos gestores do HUGOL, os setores que compõem a unidade, possibilitando uma visão ampliada dos processos de apoio à assistência, como: Núcleo de Segurança do Paciente, exposto por Ana Teresinha S. dos Santos; Núcleo Interno de Regulação, por Gilson de Souza Ferreira; Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, por Fernanda Pedrosa; Gestão de Patrimônio, por Washington Bernardes dos Santos; Gestão de Custos, por Paulo César A. Pereira; Gestão de Suprimentos, por Leandro Barbosa da Silva; Faturamento Hospitalar, por Elisângela R. G. Silva; e Comunicação Estratégica e Humanização, por J. Antônio Cirino.

Os residentes também visitaram o CRER, o HUGOL e o Conecta SUS. Para o coordenador da COREMU, “a intenção foi proporcionar o conhecimento da rotina e a logística desses serviços para verificar, dentro da visão de redes, como podemos potencializar a assistência à urgência e emergência, ofertando aos usuários nosso melhor potencial”. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo