Hecad realiza mais de 100 mil atendimentos em 2024

Número de cirurgias pediátricas é recorde e ultrapassa cinco mil. Hospital realizou mais de 249 mil exames no ano

Criança se recupera após cirurgia ortopédica realizada no Hecad

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou 100.003 atendimentos entre os meses de janeiro e novembro de 2024. A unidade, inaugurada pelo Governo de Goiás em 2022, é referência no atendimento de média e alta complexidade em pediatria.

Para o diretor-geral do hospital, Ronny Rezende, os números demonstram o compromisso da instituição com a agilidade, qualidade e humanização da assistência à saúde das crianças e adolescentes goianos. “Temos muito orgulho em entregar diariamente um cuidado eficaz, seguro e humano, no tempo adequado, para assegurar a recuperação da saúde e o desenvolvimento pleno dos nossos pacientes”, disse.

Em 2024, o Hecad realizou 5.040 cirurgias pediátricas. O número de procedimentos cirúrgicos é recorde desde a implantação da unidade e foi celebrado pela atual gestão do Hecad. “Neste ano o Hecad passou a atender somente casos de maior complexidade, respeitando o papel da unidade dentro da estrutura de rede de saúde proposta pelo SUS”, lembrou Ronny Rezende.

“É muito interessante comprovar que isso não refletiu numa diminuição dos atendimentos à população, pelo contrário. O número recorde de cirurgias realizadas no Hecad demonstra que aqueles pacientes mais graves, que precisam da assistência especializada e do suporte estrutural de um hospital, tem conseguido ser atendidos de forma mais rápida e eficiente”, reforçou.

Exames
Equipado com parque tecnológico para exames de imagem e laboratório de análises clínicas 24h, o Hecad realizou neste ano 249.505 exames. “Nossos serviços de apoio diagnóstico são disponibilizados tanto aos pacientes atendidos em nosso Pronto Socorro, internação e UTI’s, quanto às crianças e adolescentes que aguardam para a realização de exames na rede estadual de saúde”, explicou o diretor-geral da unidade.

Entre janeiro e novembro deste ano, o hospital registrou mais de 8 mil internações. “São dados nos mostram o quanto era imperiosa a necessidade de uma unidade integralmente voltada aos cuidados com a saúde das crianças e adolescentes em Goiás”, afirma o pediatra e diretor técnico do Hecad, André Resende.

Humanização
O Hecad conta com fraldários, brinquedoteca, salas de amamentação e acolhimento familiar e ambientação personalizada para deixar a criança mais confortável em todas as etapas do tratamento. O hospital oferece ainda passeio em carrinho elétrico até a sala de cirurgia e aromaterapia no momento da anestesia: a criança pode escolher o cheirinho que mais gosta, como aroma de frutas ou chiclete, para a sedação. A sala de recuperação pós anestésica da unidade tem iluminação que simula um céu estrelado, para trazer mais conforto e tranquilidade às crianças no momento de despertar.

Para Aline Faria, avó do Brenno Faria, que passou por três cirurgias no Hecad, a humanização do atendimento é um diferencial que encanta. “O Brenno está passando por um tratamento de longa duração e sempre que ele vai ao Centro Cirúrgico a gente percebe a importância de um atendimento totalmente voltado para o bem-estar da criança. A abordagem, o carinho, a presença de brinquedos e elementos lúdicos fazem toda a diferença”, disse.

Vitória Caetano (texto e foto) / Agir

Governo na palma da mão