Crer será modelo para unidade de saúde do Espírito Santo
Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde do ES após visita técnica aos diversos serviços ofertados pelo Crer voltados à reabilitação, readaptação e ressocialização do paciente
Unidade do Governo de Goiás, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) será usado como modelo para a transformação de uma unidade de saúde do Espírito Santo, que tem o mesmo perfil de atendimento. A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde do ES, Miguel Paulo Duarte Neto, após visita técnica ao hospital, realizada nesta sexta-feira (20/12).
Miguel Paulo Duarte veio a Goiânia com uma comitiva de gestores da Saúde do ES para conhecer, in loco, os serviços voltados à reabilitação, readaptação, resgate da autoestima e ressocialização realizados diariamente pelas equipes do Crer. Ele foi acompanhado na visita técnica pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, pelo secretário adjunto, Sérgio Vencio, por diretores e profissionais do Crer e por representantes da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), organização social que faz a gestão da unidade.
“O Espírito Santo está procurando melhorar seu sistema de reabilitação e veio aprender com quem faz isso com maestria”, pontuou Miguel Paulo Duarte, ao acentuar que pretende dotar o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), localizado em Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória, com a mesma excelência existente no Crer.
Fundado há 22 anos, o Crer é reconhecido internacionalmente pela qualidade, humanização e eficiência do serviço prestado às pessoas que necessitam de reabilitação física em função de diferentes tipos de agravos ou de traumas. Recentemente a unidade obteve a Acreditação Qmentum Internacional, um título canadense considerado um dos mais importantes do mundo.
Os gestores do Espirito Santo visitaram diversos setores do Crer, conversaram com os colaboradores da unidade e interagiram-se com os pacientes, inclusive com crianças. Eles passaram pelo ambulatório, academia, ginásio de fisioterapia, clínica intelectual, cinema azul, sala de pedagogia e o laboratório de marcha.
Miguel Paulo Duarte ficou impressionado com a diversidade de aparelhos e com o avanço tecnológico implementado em alguns serviços. O laboratório de marcha, por exemplo, dotado de câmeras, plataforma e de um software de última geração, identifica os principais pontos dos membros inferiores dos pacientes que necessitam de reabilitação.
Para o secretário Rasível Santos, foi positiva a visita de toda a equipe capixaba. “Para nós, encontros como esse representam uma troca de experiência. Além de repassarmos o que temos de mais significativo, aprendemos muito com os representantes de outros sstados”, pontuou.
Foto: SES
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás