Cremic amplia atendimento com interatividade junto à população

Unidade completou 38 anos de atividade em 2024, com atendimento fundamentado na abordagem holística, por meio de práticas integrativas

Oficinas no Cremic estimulam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida

O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atendeu quase 2 mil pessoas em ações abertas à comunidade em 2024. Nos últimos anos, o atendimento no Cremic cresceu consideravelmente, tanto no atendimento ambulatorial quanto na farmácia. A distribuição de mudas de plantas medicinais atingiu 353 unidades. O acesso aos serviços do Cremic é feito por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).

“Esses dados evidenciam o comprometimento do Cremic em oferecer tratamentos eficazes e acessíveis à população goiana, reafirmando sua importância no sistema de saúde do Estado de Goiás”, ressalta Tânia Vaz, diretora do Cremic. A unidade começou suas atividades em 1986 como Hospital de Medicina Alternativa, com o propósito de ofertar saúde integral à comunidade goiana. Em 2015, passou a se chamar como Cremic e em 2024 celebrou 38 anos de um atendimento diferenciado, fundamentado na abordagem holística, por meio de práticas integrativas.

A unidade de saúde multidisciplinar, de atenção secundária, conta com um ambulatório especializado que disponibiliza 16 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) totalmente gratuitas para a população do Estado de Goiás. “Realizamos também ações educativas com a oferta de estágios, visitas técnicas, palestras, oficinas e cursos para estreitar nosso relacionamento com a comunidade”, destaca Tânia Vaz
Atualmente, os serviços disponíveis no Centro de Referência incluem consultas médicas nas áreas de Homeopatia, Fitoterapia, Ayurveda e Acupuntura, além de atendimentos em Psicologia, Nutrição e Serviço Social.

Os pacientes também podem acessar as diversas Práticas Integrativas e Complementares/PICs, como Auriculoterapia, Ventosaterapia, Terapia de Florais, Moxabustão, Cromoterapia, Reiki, Constelação Familiar, Qigong, Meditação, Bioenergética, Terapia Comunitária Integrativa e Bodytalk.

A unidade ainda conta com uma farmácia especializada, que manipula e dispensa medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e florais de Bach. O Cremic também possui um Horto Medicinal, em que são cultivadas várias espécies de plantas medicinais com propriedades terapêuticas e um Horto dedicado às plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

“Nestes 38 anos do Cremic, celebramos a força das práticas integrativas, que adotam abordagens preventivas e terapêuticas, de forma acolhedora e olhar holístico e integral, considerando não só o aspecto físico, mas também emocionais, mentais e psíquicos, com foco na pessoa e não na doença, para restaurar as funções normais do corpo e garantir a boa saúde do indivíduo em sua totalidade”, argumenta Tânia Vaz”.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo