Comitiva ministerial visita o Conecta SUS

Uma comitiva de gestores dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social conheceram nesta sexta-feira (23.03) as instalações do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann, o Conecta SUS.

Uma comitiva de gestores dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social conheceram nesta sexta-feira (23.03) as instalações do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann, o Conecta SUS. O ambiente tecnológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) permite a concentração de informações estratégicas para a gestão do SUS.

Marina Alencar, assessora técnica da Secretaria Nacional de Promoção de Desenvolvimento Humano, informou que o objetivo da vista é conhecer o trabalho desenvolvido no Conecta SUS para implantar uma estação de informações em tempo real sobre dados de assistência social no Ministério de Desenvolvimento Social. “Trazer essa sala de situação para a área de assistência social, para o “Bolsa Família”, para o “Criança Feliz”, será um avanço importante e contamos com a experiência de Goiás para ajudar nesta tarefa”, disse a técnica.

O Conecta SUS permite a tomada rápida de decisões para melhorar a vida das pessoas. Por meio do Centro, são controlados mais de duzentos indicadores que vão desde cobertura vacinal, a incidência de doenças, execução orçamentária e financeira dos recursos da SES, obras, hospitais e equipamentos.

Dois técnicos chineses também fizeram parte da comitiva ministerial. Cristopher Gee e Sandra Tai fazem parte de uma empresa chinesa especializada na execução de plataforma com estatísticas sociais.  “Estou impressionada com a estrutura do Conecta SUS, uma ferramenta importante para a tomada de decisões dos gestores públicos. Espero que outros estados brasileiros possam ter estações semelhantes”, afirmou Sandra Tai.

Sandra também elogiou a transparência das informações em tempo real fornecidas pelo Conecta SUS. “O governo chinês com certeza possui estrutura semelhante. Porém, a população não tem acesso aos dados, ao contrário do que acontece em Goiás, com o funcionamento do Conecta SUS”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo