Policlínica Estadual de Quirinópolis implanta serviço de fonoaudiologia
Novo atendimento multiprofissional oferecido pela unidade de saúde do Governo de Goiás no Sudoeste Goiano melhora a condição de pacientes e ajuda familiares a superarem barreiras
A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, implantou um novo serviço de atendimento multiprofissional destinado a pacientes que necessitam de cuidados específicos. A fonoaudiologia é uma ciência que auxilia no tratamento de pacientes encaminhados por outras áreas da saúde, e tem significado um avanço substancial na atenção à saúde de Quirinópolis e região.
Segundo o diretor-geral da Policlínica, Ricardo Martins Sousa essa era uma antiga aspiração que agora está sendo concretizada. “Buscamos profissionais qualificados para desenvolver esse trabalho para que fique como um marco da excelência na prestação de serviços que queremos desenvolver na Policlínica de Quirinópolis. Agora isso é uma realidade que podemos deixar marcado”, frisa.
Ricardo lembra ainda que a nova gestão da Policlínica de Quirinópolis, desenvolvida pelo Instituto de Planejamento, Gestão e Serviços Especializados (Ipgse), definiu implementar novas formas de terapia que constam do protocolo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO e que serão de forte alcance para a população.
A fonoaudióloga Bethdayane Abreu Serra assumiu a dianteira dos atendimentos a pacientes de Quirinópolis e outras cidades que integram a Regional Sudoeste da rede estadual de saúde. O serviço de fonoaudiologia atende pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador Estadual.
Autismo
Um dos pacientes atendidos toda semana pela fonoaudióloga é o garoto Davi José Pereira Santos, portador de autismo, que foi encaminhado por neuropediatra para acompanhamento da profissional. O pai de Davi, Isael Pereira dos Santos o acompanha nas sessões de terapia e comemora os avanços desde que começou o tratamento. “Ele ficou mais atento, desenvolveu melhor em todos os sentidos e ficamos muito satisfeitos com isso, porque era difícil conseguir um tratamento assim gratuito e de qualidade”, comenta.
A direção da Policlínica teve o cuidado de criar um ambiente favorável e dentro dos protocolos de atendimento para o serviço de fonoaudiologia. Foi montado um consultório adaptado com motivos infantis, materiais lúdicos e voltados para atrair a atenção de crianças e dentro de princípios de melhor atenção para os pacientes e profissionais.
Ricardo Martins Sousa finaliza que a preocupação da organização social gestora da policlínica é manter um padrão de excelência na atenção à saúde com o máximo de humanização possível. “Tudo é pensado para que os pacientes se sintam acolhidos e saibam que estão sendo bem cuidados, porque, afinal, a vida é nosso maior bem.”
Hélmiton Prateado (texto e foto)/Ipgse