Dia Internacional do Bucomaxilo é marcado com atendimentos no Huapa

Ação da unidade da SES em Aparecida de Goiânia, em parceria de instituições da área, leva serviços e informações sobre saúde bucal à população

 

Cerca 30 pacientes foram beneficiados com o mutirão de atendimentos e cirurgias bucomaxilofaciais realizado durante todo o dia de quinta-feira, 13, pelo Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A ação contou com a parceria do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CBCTBMF) e participação do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) e da Escola de Aperfeiçoamento Profissional dos Cirurgiões Dentistas (EAPGoiás).

Coordenado pelo cirurgião bucomaxilofacial do Huapa, Guilherme Romano Scartezini, e pelo coordenador regional do CBCTBMF, Alan Fernando Panarello, o mutirão contou com equipes direcionadas a cada tipo de atendimento ao público. E realizaram orientações sobre saúde bucal e prevenção contra o câncer de boca, avaliações e realização de exames e cirurgias em pacientes com algum tipo de trauma previamente avaliados. “Escolhemos esse dia para comemorar a data do cirurgião bucomaxilofacial. Logo, nada melhor que ofertar aos pacientes esses atendimentos aqui no Huapa, que está no coração de Goiás, e poder oferecer à sociedade essa atenção que ela merece ter”, explanou Guilherme.

O auxiliar de produção Francisco do Nascimento, que tem lábio leporino e fenda palatina, aproveitou a oportunidade para agendar a cirurgia esperada há dois anos. “Quando eu fiquei sabendo, não esperei e vim logo saber o que eu precisava fazer para ser operado. Fui orientado pelo pessoal e, com o encaminhamento em mãos, já vou saber quando farei a cirurgia”, contou.

A iniciativa tem o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, uma vez que o Huapa foi o escolhido em Goiás para sediar esse tipo de evento. “Ficamos muito felizes com o envolvimento do hospital nesse mutirão, que também é promovido em outros Estados, além de mostrar o quanto o Huapa é uma unidade séria, bem equipada e socialmente envolvida em causas que merecem um acolhimento diferenciado”, parabenizou o coordenador regional da instituição, Alan Panarello.

 

Yasmine de Paiva (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo