Hutrin registra número recorde de atendimentos

Unidade da SES em Trindade realizou, em dezembro de 2019, mais de 8,1 mil serviços, como emergências no pronto-socorro e cirurgias eletivas

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) bateu um recorde histórico, com 8.136 atendimentos em um único mês. Os números foram registrados em dezembro de 2019, quando a equipe da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atendeu 5.333 emergências no pronto-socorro, fez 370 cirurgias eletivas e outros 2.433 atendimentos ambulatoriais, entre consultas, curativos e exames.

“Nunca essa unidade atendeu tanta gente. Estamos fazendo jus a nossa vocação de ser um hospital público a serviço da comunidade de Goiás”, ressalta Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin. O Hospital, que fica em Trindade, a uma hora de Goiânia, atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está sempre aberto.

No final de 2019, quando os postos de saúde do município fecharam, o Hutrin permaneceu à disposição dos usuários e assim deve ser também no carnaval. “Se para nós foi um recorde, para a população foi uma segurança, e assim continuaremos: sempre de portas abertas com a intenção de melhorar os processos e o atendimento à população que nos procura, seja na emergência, seja consultas ou cirurgias”, avisa Getro.

Apesar de registrar essa importante marca, o Hutrin ainda não opera na sua capacidade máxima. Tem vaga para cirurgias diversas: laqueaduras, hérnias e mais partos. Por isso, o diretor incentiva os usuários que têm interesse em algum desses procedimentos a procurar o atendimento médico numa unidade municipal e solicitar o encaminhamento para o hospital.

Investimentos

Desde agosto de 2019, quando o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) assumiu a gerência do Hutrin, a vocação do hospital foi ressignificada, passando de hospital local para regional. Muitos investimentos foram feitos nesse período e os resultados já começaram a aparecer.

Para melhorar o atendimento à população, o Hutrin contratou mais funcionários, aumentando o quadro em 20%. Também investiu em tecnologia de diagnóstico por imagem (raio-X digital e telemedicina), trocou equipamentos laboratoriais para versões mais modernas, que mostram resultados mais rápidos e, agora, se prepara para ampliar as instalações.

Os primeiros indicativos de que o atendimento à população melhorou não foi medido só em número, mas também em tempo. Hoje, quem chega ao hospital espera menos: precisamente duas horas e meia a menos. E, para os que aguardam atendimento, há água, chá e bolachas. “Muita gente chega aqui depois do trabalho ou da escola, então, ter alguém na recepção pronto para ajudar com informações e um lanche ajuda a confortar”, explica Getro. Há um mês, o hospital inaugurou o serviço Posso Ajudar, com atendentes uniformizados para recepcionar e informar os usuários no pronto-socorro.

Há um mês, foi lançado um programa de treinamento de 12 meses para os colaboradores: o Jeito Imed de Atender. O objetivo é capacitar a equipe em técnicas de atendimento consultivo e humanização, para aumentar a percepção da qualidade dos serviços prestados. O programa, que tem identidade própria, já foi testado em outras unidades do Imed e, no Hutrin, terá encontros mensais de até três horas.

Sobre o hospital

O Hutrin é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que integra a Rede Estadual de Hospitais de Urgências e Emergências do Estado de Goiás (Rede Hugo). Tem 42 leitos e perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica e clínica médica, sendo referência para Trindade, onde está localizado, e cidades vizinhas, atendendo uma população de cerca de 160 mil habitantes. Desde 25 de agosto de 2019, o Hutrin encontra-se sob a gestão do Imed, que o administra para que funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Christiane Beller/Imed

 

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