3º HUGOL na Comunidade realiza 4309 procedimentos

O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, foi comemorado pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, com a realização do 3º HUGOL na Comunidade, no Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, com apoio da Unimed Goiânia.

O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, foi comemorado pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, com a realização do 3º HUGOL na Comunidade, no Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, com apoio da Unimed Goiânia. O Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, foi comemorado pelo Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, com a realização do 3º HUGOL na Comunidade, no Colégio Estadual Edmundo Rocha, localizado na Vila Mutirão, com apoio da Unimed Goiânia.

Os moradores da Região Noroeste de Goiânia participaram de atividades de educação em saúde, cidadania, responsabilidade social e entretenimento, totalizando a execução de 4309 procedimentos nessa edição. “Hoje recebi explicação sobre alimentação e qualidade de vida. Tudo isso é muito bom para nós, pois às vezes nos sentimos esquecidos aqui”, afirma Renata Martins, moradora da região que participou do evento.

Além disso, o evento foi criado para incentivar a solidariedade. Nesse sentido, foram quase 300 voluntários, dentre acadêmicos de cursos superiores da saúde e colaboradores que doaram seu tempo e seu conhecimento para proporcionar um dia especial à Região Noroeste. Os recursos foram advindos de doações de pessoas, empresas e instituições e as atividades ofertadas pelo próprio hospital e parceiros.

Atividades

A premissa básica do HUGOL na Comunidade é a prevenção. O evento ofereceu vacinas de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite B, febre amarela e antitetânica, testes rápidos de HCV, hepatite e HIV, com orientações sobre as doenças e distribuição de preservativos, e também aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Para melhorar a qualidade de vida, foi realizada uma oficina de lombalgia, com práticas de liberação miofacial, quiropraxia, auriculoterapia, bandagem funcional e ventosaterapia. Também foi promovida a avaliação antropométrica, utilizando as medidas de altura, peso, circunferências e dobras cutâneas para obter a composição corporal, possibilitando orientações nutricionais personalizadas. A nutrição orientou ainda sobre a necessidade da diminuição do consumo de alimentos processados, com o “Desembale menos, descasque mais”, bem como sobre a correta leitura dos rótulos nutricionais.

Os participantes foram alertados sobre a necessidade da prevenção de traumas e acidentes domésticos, por meio de uma atividade interativa e uma oficina de primeiros socorros. Já as crianças que passaram pela ação, após receber algodão-doce e pipoca na ala do entretenimento, foram ensinadas sobre a correta escovação e a saúde bucal. Por fim, o HUGOL também orientou quanto ao funcionamento dos atendimentos de emergência, explicando as etapas, assim como sobre sua identidade organizacional (missão, visão e valores), compartilhando com a comunidade sua razão de ser e os objetivos que pretende alcançar.

Quanto às atividades de cidadania, Teresinha de Assis ressaltou que seu filho teve um problema muito sério de saúde, então “precisava fazer o passe livre dele e não tinha condições de levá-lo ao centro da cidade para fazer. Nem todo mundo tem condição de ficar andando longe para procurar os serviços que foram oferecidos aqui hoje, por isso foi muito importante”. Ademais o passe livre para pessoas com deficiência, a população também pôde solicitar o Passaporte do Idoso e a Carteira de Trabalho, receber orientações para o encaminhamento aos direitos de cidadania e recadastrar o Bolsa Família e o Cadastro Único. Outro ponto alto foi o simulador de direção, ação que propiciou a experiência da direção em situações de risco, como rodovias com chuva, por exemplo, e os óculos de realidade virtual, possibilitando visualizar que a experiência de ingerir bebidas alcoólicas e direção não combinam.

No quesito estética, os participantes melhoraram sua autoestima com cortes de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem profissional. Para abrilhantar ainda mais o dia dos moradores da Região Noroeste, o HUGOL instalou brinquedos, como pula-pula, escorregador inflável e outros. O acesso a essas atividades foi concedido mediante a participação prévia em alguma ação da saúde, garantindo que a prevenção fosse o foco principal do evento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo