SES instala primeiro dos 13 Gabinetes de Crise em Goiânia, na UPA Noroeste
Informações como insumos, medicamentos, número de profissionais e ambulâncias do Samu serão coletadas e enviadas ao Gabinete de Crise Central para análise e tomada de decisão sobre como melhorar a assistência à população
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) instalou, nesta sexta-feira (29/11), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região noroeste, em Goiânia, o primeiro dos 13 Gabinetes de Crise propostos pelo Gabinete de Crise Central. No local, técnicos da SES-GO e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia vão acompanhar o registro de informações sobre o funcionamento da unidade. Diariamente, os dados vão ser enviados ao Gabinete de Crise Central para análise e tomada de decisões sobre como melhorar a assistência à população.
As informações que serão levantadas abordam estoque de insumos, medicamentos, número de profissionais e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esses dados detalhados ajudarão a traçar um panorama abrangente das condições das unidades de urgência e emergência do município.
A definição da unidade piloto, UPA Noroeste, e os trabalhos desenvolvidos no local foram apresentados na manhã desta sexta-feira, durante Reunião do Gabinete de Crise Central, na sede da Saúde estadual. Segundo a Superintendente de Regionalização, Érika Lopes Rocha Batista, neste primeiro momento, as informações na UPA serão coletadas duas vezes por dia, até segunda-feira, por meio de formulários e planilhas do Google Forms.
“Essas informações vão chegar ao Gabinete Central, duas vezes por dia, onde serão transformadas no BI (Business Inteligente), isto é, estarão visualmente disponíveis em um painel. Além disso, as unidades vão trabalhar com planilhas, elaboradas também pelo Comitê, para ter gestão à vista na própria unidade”, explica a superintendente.
Ainda segundo Érika Lopes, uma nova reunião será realizada, na próxima segunda-feira, com todos os participantes do Gabinete de Crise Central, para avaliação dos trabalhos realizados no fim de semana. “Vamos ajustar o que for preciso para dar andamento às implantações nas outras 12 unidades”, prevê.
Gestão dos leitos
Criado na quinta-feira (28/11), o Gabinete de Crise Central é composto por representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e da equipe de transição do prefeito eleito da capital, Sandro Mabel. Seu foco é monitorar a situação de saúde, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações para superação da atual crise no município de Goiânia.
Com apoio também do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o Gabinete de Crise Central espera garantir que os pacientes recebam assistência adequada desde o primeiro contato com o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenindo a evolução para quadros mais graves que exijam internação em UTI, o que sobrecarrega ainda mais a rede de saúde municipal.
Leia mais sobre o Gabinete de Crise neste link: https://goias.gov.br/saude/176451-2/
José Carlos Araújo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial