Heapa recebe internos de medicina e estagiários de enfermagem para novo ciclo de aprendizado

Recepção dos estudantes inclui aula de acolhimento conduzida por profissionais da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia, para integrá-los ao ambiente hospitalar

Novos internos de medicina e estagiários de enfermagem assistem a apresentação do Heapa

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) iniciou um novo ciclo de acolhimento para internos de medicina e estagiários do curso técnico em enfermagem. A unidade recebeu internos para um período de quatro semanas nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica e ortopedia, além de estagiários para atuação na enfermaria e no pronto-socorro. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e instituições de ensino.

A recepção dos estudantes incluiu uma aula de acolhimento conduzida por profissionais da unidade, com o objetivo de integrá-los ao ambiente hospitalar, apresentar normas e protocolos e garantir o melhor aproveitamento do estágio. A executora administrativa Ana Paula Dias deu início às atividades, detalhando as regras de funcionamento do hospital, bem como os direitos e deveres dos estagiários.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Rosilmar Barbosa, abordou medidas de precaução padrão e adicional, protocolos para o manejo de sepse, além de destacar a importância da higienização das mãos no controle de infecções.

A programação contou ainda com a participação do nutricionista Thiago Lemos, que destacou o papel da nutrição clínica no cuidado aos pacientes. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) reforçou as normas de segurança, como a proibição do uso de adornos no ambiente hospitalar.

Por fim, a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente Renatha Rodrigues explicou os protocolos aplicados na unidade para garantir a segurança assistencial.

De acordo com a diretora-geral do Heapa, Cristiane Pavão, a aula de acolhimento teve como foco não apenas dar as boas-vindas aos estudantes, mas também orientá-los para uma experiência prática proveitosa e alinhada às diretrizes da unidade. “A iniciativa reflete o compromisso do Heapa com a formação de novos profissionais e a promoção de um ambiente seguro e ético para pacientes e colaboradores”, afirmou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/HMTJ

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo