Hospital Estadual de Itumbiara celebra cura do câncer com pacientes
Serviço oncológico da unidade do Governo de Goiás é referência na região sul do Estado e faz parte da estratégia de regionalização da saúde
O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) promoveu uma celebração para comemorar a vitória e a conquista de um novo ciclo de vida com Pedro de Oliveira, de 79 anos, Ailton santos, 66, e Francisca Alves de Sousa, 85, curados de câncer. Com demais pacientes do centro oncológico, eles participaram do evento Toque do Sino, para celebrar a cura e o fechamento do ciclo de desafios com a assistência da unidade do Governo de Goiás.
O HEI é gerido pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), que promoveu uma readequação completa nos protocolos, incrementando atendimentos e ampliando tratamentos para Itumbiara e toda a região sul de Goiás.
Segundo a enfermeira Rita de Cássia Alves de Oliveira, coordenadora do centro oncológico, a comemoração com os pacientes é uma forma de celebrar a vida e a vitória de cada um com os profissionais que os assistiram. “É muito importante para cada paciente em particular e para as equipes médica e multiprofissional que atendem essas pessoas. Isso simboliza a vitória do esforço de cada um e o triunfo da ciência, da capacidade técnica e da fé de todos para a superação de desafios”, comenta.
O centro oncológico do HEI atende atualmente 24 pacientes em tratamento de quimioterapia com profissionais especializados nesse tipo de atendimento. Rita de Cássia explica que cada paciente recebe atenção individualizada para garantir máxima eficiência. “Aplicamos protocolos personalizados e tratamentos definidos para cada um, seguindo orientação especial dos médicos que os assistem”.
“Este ritual simples, mas profundamente significativo, tem o poder de oferecer ao paciente uma sensação de conquista e de fechamento de um ciclo de desafios intensos. O som do sino, ao ser tocado, representa a vitória sobre a doença, o fim da fase de incertezas e medos e o renascimento para um futuro de esperança e recuperação”, ressalta.
As quimioterapias são realizadas de forma mensal, trimestral, semanal ou a cada 21 dias, conforme a necessidade de cada paciente. “Atendemos pacientes de 55 municípios, sendo a maioria oriunda de Itumbiara mesmo, consolidando nosso papel como um centro de referência regional no cuidado oncológico”, frisa Rita de Cássia. O centro oncológico do Hospital de Itumbiara faz parte da estratégia do Governo de Goiás de regionalização da saúde.
“Nosso diferencial está em tratar cada paciente com dignidade e respeito, garantindo que se sintam ouvidos, confortáveis e acompanhados em todas as etapas do tratamento. Desde o primeiro contato, nossa equipe se dedica a criar um ambiente seguro e empático, onde a comunicação é clara e o suporte emocional está sempre presente. Sabemos que a luta contra o câncer é difícil, mas com o cuidado certo, o impacto da doença pode ser minimizado. Nossa estrutura inclui profissionais especializados em oncologia, psicologia, nutrição e assistência social, todos integrados para oferecer o melhor tratamento multidisciplinar”, enumera Rita de Cássia.
Hélmiton Prateado – HMTJ (texto e foto)