Perguntas e Respostas Frequentes da Sociedade HMI

  • Como faço para realizar uma cirurgia ou consulta no HMI?

    Para ter acesso aos serviços do HMI, é preciso ir até uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde) do município que você mora, onde deverá se consultar o médico daquela unidade. Após essa avaliação, caso o médico que o atendeu julgue necessário, ele deverá pedir um encaminhamento para outros médicos especialistas. Esse encaminhamento será conduzido pela Secretaria de Saúde do município que você reside e depende da disponibilização das vagas do Sistema Único de Saúde (SUS). É a Central de Regulação de Vagas que vai agendar sua consulta com o especialista no Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento – HMI ou para outra unidade de saúde que tenha uma vaga para sua cirurgia ou tratamento. O HMI é uma unidade totalmente pública e voltada exclusivamente ao (SUS) e não faz atendimentos através de plano de saúde ou de forma particular.

  • Como me informo sobre a data de consulta no Ambulatório?

    A primeira data de atendimento será informada pela Secretaria Municipal de origem do paciente, tendo em vista que esta Secretaria que fará a solicitação da vaga de atendimento junto a Central de Regulação.
    As demais datas de atendimento serão definidas com o Médico a partir da necessidade de retorno e acompanhamento.

  • Qual será a data da cirurgia?

    Primeiramente, é preciso verificar se a sua cirurgia foi mesmo autorizada para o Hospital Estadual Materno Infantil Dr Jurandir do Nascimento – HMI. A autorização chama-se AIH (Autorização de Internação Hospitalar). O fato de sua Autorização de Internação Hospitalar – AIH ter sido emitida no HMI, não significa que você será operado nessa unidade. Esta informação deve ser buscada junto à Secretaria Municipal de Saúde do seu município. Caso sua AIH esteja mesmo autorizada para o HMI, é preciso aguardar o contato do nosso NIR – Núcleo Interno de Regulação, que vai ligar para você informando a data e horário da internação. Muitas cirurgias, mesmo já autorizadas, dependem de vaga garantida na UTI-pediátrica para sua realização de maneira segura. Desta maneira, alguns procedimentos eletivos podem demorar um pouco para serem realizados, caso não haja vaga disponível nessa unidade.

  • Como solicito meu prontuário ou de algum familiar?

    O prontuário é um documento sigiloso e personalíssimo, por isso somente o próprio paciente, seu representante legal ou juiz, podem ter acesso ao documento. O prazo para a disponibilização do prontuário é de até 10 (dez) dias úteis a contar da aprovação da Diretoria Técnica. Os dados para a solicitação do prontuário são: Nome completo do paciente: Data de nascimento: Nome da mãe: Telefone(s) de contato: Endereço completo: Período de registro do prontuário: De …./ …../ ……. a …./ …../ ……. Documento do solicitante com foto (RG ou CNH) Se o paciente for falecido, também deverão ser apresentados os seguintes documentos: Declaração de Óbito; Documentos que comprovem o parentesco de primeiro grau do solicitante com o paciente (pais, filhos, cônjuge, irmãos)

  • Sou estudante universitário e gostaria de fazer um estágio no HMI. Como faço?

    Para pleitear o estágio é imprescindível a assinatura do Termo de Cooperação com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES/GO). Se sua Instituição de Ensino não possui esse tipo de vínculo, você deve se informar na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – SEST-SUS por meio do telefone (62) 3201-3419 ou 3201-3404. Após a realização dessa etapa e havendo as devidas autorizações, você deverá comunicar o período de interesse com antecedência de no mínimo 30 dias, para que possamos verificar a disponibilidade no calendário do HMI. Havendo concordância entre a data solicitada e disponibilidade na agenda do Internato, o CEP- Coordenação de Ensino e Pesquisa desse hospital terá prazer em recebê-lo (a). Ao final do estágio, o HMI fornecerá um certificado, que poderá ser apresentado à sua Instituição para validação.

  • Quero trabalhar no HMI, como faço?

    O Hospital Estadual Materno Infantil Dr Jurandir do Nascimento – HMI é gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A contratação dos funcionários se dá pelo regime CLT (celetista) e os processos seletivos são divulgados no site eletrônico da Organização Social (www.igh.org.br), na seção Transparência/Editais. Os processos seletivos são realizados por Edital e contam com etapas distintas para cada cargo, mas geralmente consiste em Avaliação Curricular, Prova de Conhecimento Específico, Avaliação Psicológica e Dinâmica de Grupo e Entrevista por Competências.

  • Vou ser internado no HMI. Devo levar roupas e comida? Qual o horário de visitação?

    Visando garantir a segurança dos pacientes internados as roupas e alimentos são fornecidos pelo hospital. Contamos com a colaboração dos acompanhantes e visitantes.

    Podendo ser alterado pela equipe assistencial visando resguardar a segurança e/ou privacidade dos pacientes internados.

     

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo