HDS inaugura jardim sensorial para promoção do bem-estar de pacientes e colaboradores

Fruto de parceria entre a Agir, OS que administra a unidade, e a Associação Goyazes, espaço inovador visa promover o bem-estar e a saúde dos pacientes e colaboradores

Residentes da unidade do Governo de Goiás contemplam espaço do Jardim Sensorial dos Sinos

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, participou da inauguração do Jardim Sensorial dos Sinos no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), realizada nesta sexta-feira (1º/11). O jardim é um espaço inovador criado para promover o bem-estar e a saúde dos pacientes e colaboradores e é fruto de uma parceria entre a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), organização que administra a unidade do Governo de Goiás, e a Associação Goyazes.

O projeto foi doado pela Associação Goyazes, como parte de suas iniciativas de responsabilidade social, que reforça o compromisso com ações que beneficiam a comunidade e apoiam a humanização do atendimento. A execução durou pouco mais de um mês. O espaço transforma a espera por atendimento em um momento de serenidade e reconexão com a natureza, promovendo alívio do estresse e equilíbrio emocional. Além das plantas do cerrado, o jardim tem espécies como hortelã, camomila, erva-doce, lavanda e árvores frutíferas, como cajueiros e mangueiras.

Durante o evento de inauguração, o secretário Rasível Santos destacou a importância do jardim na recuperação dos pacientes. “Cada gesto nosso deve refletir humanidade no cuidado com o paciente, isso é cuidar das pessoas com propósito e empatia, e é isso que vejo aqui com essa inauguração. É um espaço que ajuda no processo de cura dos pacientes, jornada de recuperação, fazendo ela mais rica e cheia de aprendizado. Gostaria de parabenizar a todos pelo carinho e sensibilidade”, reforçou.

Lucas Paula da Silva, superintendente executivo da Agir, agradeceu as parcerias na execução do projeto e falou sobre o valor do ambiente na recuperação dos pacientes. “Construímos um jardim para acolher as pessoas. Que ele sirva para o cuidado e apoio complementar a todos que passam pela unidade, pacientes e colaboradores. Nós não temos dúvida do impacto que ele terá no cuidado com a vida.”

Segundo a diretora de ação social da Associação Goyazes, Letícia Bannwart, o jardim é uma entrega de amor, vida e contemplação para os pacientes e moradores da unidade. “A associação é composta por 80 lojistas, que têm o prazer de trabalhar para a comunidade e trazer ações sociais para o nosso Estado. O Jardim dos Sinos é uma dessas belas ações que ajudamos a construir”

Experiência sensorial
O Jardim Sensorial dos Sinos foi idealizado para proporcionar um ambiente terapêutico e de educação ambiental, oferecendo uma experiência sensorial completa para os pacientes remanescentes da internação compulsória e para aqueles que estão em tratamento ambulatorial.

O nome do jardim é uma referência à simbologia do sino. O artista plástico Liah trouxe uma escultura interativa que abriga um sino, que nos remete a um passado distante, quando o sino servia de aviso para afastar as pessoas saudáveis das pessoas doentes. Desde os tempos antigos, o sino também servia para outros fins: avisava as horas, suas badaladas informavam atividades importantes e, no contexto da extinta Colônia Santa Marta, anunciava que donativos haviam chegado à instituição.

O Jardim Sensorial dos Sinos oferece uma experiência dos sentidos, acolhimento, educação ambiental e conexão com a natureza. Com sons suaves, aromas envolventes, texturas variadas e acessibilidade para todos, o espaço foi projetado para ser um refúgio de tranquilidade, acessível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e colaboradores do hospital.

Riva Kran, com informações da Agir (texto), e Iron Braz (foto)Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo