Organização social apresenta à SES programa de integridade do HDT e Ceap-Sol
Encontro com gestores das unidades do Governo de Goiás, na sede da Saúde estadual, visa aprimorar as aplicações práticas dos trabalhos e benefícios alcançados
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveu, nesta terça-feira (30/10), mais uma reunião com organizações privadas que administram unidades de saúde do Governo de Goiás. O encontro foi realizado na sede da secretaria, com gestores do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que administra o Hospital Estadual Dr. Anuar Auad (HDT) e o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), que apresentaram a estrutura do programa de integridade desenvolvidos com suas aplicações práticas e benefícios alcançados.
Participaram do encontro equipes da Superintendência de Controle Interno e Correição, da Superintendência de Governo Aberto e Participação Cidadã e do Escritório de Compliance da Saúde estadual. O ISG foi representado pela diretora-geral do HDT, Anamaria de Sousa Arruda, o diretor executivo, Antônio Jorge Maciel, e a chefe de gabinete do Hospital, Daniela Honorato.
Os participantes assistiram a uma apresentação on-line do Programa de Compliance do ISG, realizada pelo presidente do Comitê de Ética e Compliance da OS, Fernando Mânica. No vídeo, ele explicou os pilares do programa, dentre eles a gestão de risco, seus controles internos, canais de denúncias e políticas de ética e conduta. Essa foi a quarta reunião da SES-GO com suas parceiras privadas. Já foram recebidos antes representantes do Instituto Einstein, do Instituto Agir e do Idtech.
Para o superintendente de Controle Interno e Correições da SES-GO, José Augusto Carneiro, essas reuniões permitem conhecer as particularidades de cada OS, o seu nível de maturidade no tema, para que em momento posterior, haja uma definição por parte da SES dos critérios mínimos necessários para um programa de integridade, considerando o disposto nas Leis 20.489/2019 e 21.740/2022.
“Serão critérios mínimos e padronizados, obtidos por meio do diálogo e parceria”, resume o superintendente. Ele lembra que a SES-GO tem solicitado aos representantes das organizações, durante as apresentações do programa de integridade, abordagens sobre gestão de riscos, compliance, ouvidoria e transparência.
Também como representante da SES-GO na reunião participaram o subsecretário de Controle Interno e Compliance, Adriano Abreu de Castro; o superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã, Sérgio Gomes de Carvalho; e as gerentes de Auditoria Governamental, Suellen Dantas Tobias e Silva Ravazzi, e de Governo Aberto, Lívia Oliveira Soares; e as presidente do Escritório de Compliance, Tharise Gondin.
José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial