Heja participa de projeto de cuidados paliativos em parceria com o Hospital Sírio Libanês
Políticas são fundamentais para garantir que pacientes em condições terminais ou com doenças crônicas debilitantes recebam uma abordagem que vá além do tratamento médico, priorizando o bem-estar e a dignidade
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) participou, nesta semana, do lançamento do projeto em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Proadi-SUS para implementar a Política Nacional de Cuidados Paliativos. O objetivo da capacitação, que aconteceu no auditório do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), foi preparar os profissionais de saúde para atuarem de maneira eficaz e humanizada nesse contexto, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo governo.
O diretor técnico do Heja, Alexandre Augusto dos Santos Barbosa, destacou que as políticas nacionais de cuidados paliativos visam integrar e promover esses cuidados no sistema de saúde. “Os cuidados paliativos são um conjunto de práticas destinadas ao alívio do sofrimento e à melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças graves, incuráveis ou que ameaçam a vida, especialmente na fase final”, afirmou.
O Heja tem adotado diversas abordagens para atender esse perfil de paciente. “A unidade realiza ações como nutrição afetiva, facilitação de visitas de líderes religiosos, flexibilidade nos horários de visita, musicoterapia e suporte psicológico ampliado, com o intuito de tornar o processo mais humanizado e reduzir os danos emocionais”, ressaltou o gestor.
Ainda conforme Alexandre Barbosa, essas políticas são fundamentais para garantir que pacientes em condições terminais ou com doenças crônicas debilitantes recebam uma abordagem que vá além do tratamento médico, priorizando o bem-estar e a dignidade do paciente.
Hélmiton Prateado (texto e foto) / HMTJ