SES participa de evento da CGE que debate indicadores das ouvidoras públicas

Encontro também expõe trabalho desenvolvido pelas ouvidorias relacionadas à saúde, com vistas a melhorar a qualidade do atendimento prestado ao cidadão

Superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da SES, Sérgio Gomes, na reunião

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, na quarta-feira (09/10), da reunião promovida pela Controladoria-Geral do Estado sobre ouvidorias públicas. O objetivo foi debater os indicadores das ouvidorias do Estado de Goiás e expor o trabalho desenvolvido pelas ouvidorias relacionadas à saúde. O papel da ouvidoria é melhorar a qualidade do atendimento prestado ao cidadão(ã).

No Estado, existem 33 ouvidorias em saúde, descentralizadas nas unidades de Saúde estaduais, e 18 nas regionais de saúde. Os municípios contam com mais 81 ouvidorias do Sistema Único da Saúde (SUS). A Gerência de Ouvidoria Setorial da SES-GO conduziu o evento, que teve participação de ouvidores e gestores de todo o Estado.

No encontro, foram apresentados os riscos da ouvidoria da saúde gerenciada pela SES e das ouvidorias do SUS administradas pelos municípios. Com a discussão, foi possível revisar os critérios estabelecidos das ouvidorias e compartilhar alguns indicadores. Foram apresentados a taxa de resposta das manifestações, quantas foram respondidas ao cidadão dentro do prazo legal, análise qualitativa desses registros, entre outros temas.

O superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da SES, Sérgio Gomes de Carvalho, ressaltou os números de atendimento da ouvidoria. “Em números absolutos de manifestações da Saúde estadual, a ouvidoria acumula, 27 mil manifestações diversas no ano de 2024. Só para ter uma ideia da grandeza desse dado, todas as outras ouvidorias do Estado tiveram 34 mil”, reforçou.

Ouvidoria
Canal democrático de comunicação entre o cidadão(ã) e o gestor, a ouvidoria é destinada a esclarecer dúvidas, receber elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias dos usuários do SUS que permite à SES-GO qualificar o atendimento em Saúde.

A ouvidoria efetua o encaminhamento, a orientação, o acompanhamento da demanda e o retorno ao cidadão, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Thiago Lagares/Comunicação Setorial
Foto: SES-GO

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