Hospital Estadual de Formosa realiza mais de 150 mil exames laboratoriais em 8 meses
Unidade do Governo de Goiás oferece agilidade e precisão em 16 mil diagnósticos mensais, em média, beneficiando pacientes do entorno do Distrito Federal
O Hospital Estadual de Formosa (HEF) atingiu números significativa nos serviços de saúde oferecidos à comunidade. Entre janeiro e agosto de 2024, foram realizados 150.688 exames laboratoriais, com média superior a 16 mil exames realizados ao mês, abrangendo ampla gama de análises essenciais para o diagnóstico de diversas doenças.
Esse número reforça o compromisso da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno de Goiás com a excelência no atendimento, proporcionando mais agilidade e precisão no acompanhamento médico, beneficiando pacientes da região.
Os exames laboratoriais são essenciais para o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde, garantindo que os profissionais do HEF ofereçam um atendimento mais eficaz e direcionado aos pacientes.
Entre os exames mais solicitados no pronto-socorro e internações, destacam-se o hemograma completo, com média de 3 mil procedimentos mensais, que avalia a saúde geral e monitora condições médicas. Exames como creatinina e ureia, essenciais para a avaliação do perfil renal e insuficiência hepática, são frequentemente pedidos em conjunto, totalizando cerca de 2 mil análises cada.
O laboratório realiza entre 16 mil e 25 mil exames por mês, atendendo cerca de 2 mil pacientes, incluindo casos de urgência, emergência e internação. Entre os exames complementares, destacam-se proteínas totais e frações, glicemia, amilase, fosfatase alcalina, Gama GT, tipagens sanguíneas, uroculturas, testes rápidos, fósforo, cálcio total, magnésio, e exames de enzimas cardíacas.
Um desses atendimentos laboratoriais foi prestado ao filho de Márcia Goreto, que deixou seus agradecimentos a toda a equipe da unidade. “Hoje, além de agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas, tenho eterna gratidão ao HEF. Desde a equipe da recepção, triagem, seguranças, enfermagem, médicos da Sala Vermelha, UTI, enfermaria, até a equipe do laboratório, cozinha, nutricionistas, assistentes sociais, limpeza, e o pessoal responsável pelo registro de regulação. A todos, minha gratidão eterna, pois cuidaram do meu filho, que correu risco de vida e, graças ao bom Deus, ele agora está bem”, diz a mãe.
Para a diretora do HEF, Bruna de Paula Mundim, esses resultados reforçam o compromisso da unidade com o bem-estar da população. “Os resultados evidenciam nosso comprometimento com a excelência e eficiência no atendimento à saúde. Nosso objetivo é garantir que todos os pacientes tenham acesso aos exames necessários de forma ágil, precisa e segura, contribuindo diretamente para um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficaz,” reforça a diretora.
Texto e fotos: Imed