Policlínica de Quirinópolis participa da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do SUS

Intuito do evento foi promover a melhoria contínua dos serviços de ouvidoria e o papel que desempenham na gestão de saúde

Evento reuniu representantes das ouvidorias da Região Centro-Oeste

A colaboradora da ouvidoria da Policlínica Estadual de Quirinópolis, Lilian Juliane Santos, participou da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu em Brasília. O evento reuniu representantes das ouvidorias da Região Centro-Oeste (DF, GO, MS, MT) com o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços de ouvidoria e o papel que desempenham na gestão de saúde.

De acordo com Lílian Juliane, a oficina, ministrada por Conceição Resende, da Ouvidoria Geral do SUS, e Débora Depas G. Nascimento, coordenadora do programa (Fiocruz MS/UNASUS), abordou temas relevantes, como as competências e deveres das ouvidorias, destacando a importância do cumprimento dos prazos de resposta ao cidadão. “Foi enfatizado que a ouvidoria deve realizar treinamentos junto à gestão para melhorar seu desempenho e fortalecer sua função como ponte entre a população e os gestores de saúde”, pontuou.

Os palestrantes reforçaram a necessidade de desmistificar a ideia de que a ouvidoria serve apenas para receber reclamações. Além disso, foi destacada a importância de um acolhimento mais humanizado, ressaltando que o cidadão é o foco central da atuação da ouvidoria. O evento também promoveu rodas de conversa e dinâmicas, permitindo que os ouvidores trocassem experiências e construíssem uma rede de apoio. Ao longo da oficina, foram esclarecidas dúvidas sobre o novo sistema OuvidorSUS, que visa otimizar os processos de comunicação e gestão.

“A oficina foi de suma importância e me proporcionou um grande aprendizado. Deveria haver mais encontros como este, pois as palestras e as trocas de experiências me deixaram muito motivada. Além disso, a iniciativa aprimora a comunicação e a eficiência dos serviços prestados à população”, finalizou Lilian.

Hélmiton Prateado (texto e foto) / Ipgse

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo