HGG celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente com atividades circenses
Desde 2019, a data é celebrada no dia 17 de setembro, pela Organização Mundial de Saúde
As atividades circenses sempre mexeram com o imaginário das pessoas. Por meio dos Circos, um mundo de possibilidades e entretenimento pode ser explorado, promovendo momentos de interação, descobertas, aprendizados e alegrias. As mágicas, os malabarismos e as diversas habilidades dos artistas sempre foram motivo de muita emoção. Devido ao grau de dificuldade de muitas performances, os membros das casas circenses, preocupados com a segurança e bem-estar de seus artistas, começaram a desenvolver práticas de segurança que garantissem a integridade física e uma apresentação perfeita em seus shows.
Foi pensando nesse cenário, e com a inspiração do mundo circense, que o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, através do Escritório da Qualidade da unidade de saúde, promove pela primeira vez, a celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, com a reprodução de um circo, que contará com diversas atividades lúdicas, apresentações teatrais, além de treinamentos voltados para três protocolos centrais da Segurança do Paciente.
Primeiro, ‘O Mágico da Identificação do Paciente’, que precisa de muita atenção para utilizar os identificadores dos pacientes da forma correta (nome completo e data de nascimento) para evitar erros de identidade. Assim como o mágico não pode permitir falhas em sua execução, os profissionais de saúde não podem, por exemplo, ministrar medicações erradas em seus pacientes. Segundo, ‘O Palhaço da Comunicação Efetiva’. O que o palhaço e a comunicação têm em comum? A comunicação assertiva. É fundamental estabelecer um diálogo eficaz, empatia e respeito diante das situações. Terceira, ‘O Malabarista da Medicação Segura’, é um artista que mantém vários objetos no ar, equilibrando-os com precisão e ritmo. Ele precisa estar atento a cada objeto, garantindo que todos se mantenham em movimento sem que nenhum caia. Assim devem ser os profissionais da saúde, atentos às prescrições médicas, evitando erros na administração das medicações, garantindo segurança e qualidade nos atendimentos dos pacientes do hospital.
Então, nada melhor que treinamento, conhecimento e disciplina. Com essas atribuições, é possível prevenir, reduzir erros e riscos aos pacientes. Além disso, é uma oportunidade de aprendizado, fixação do conhecimento, que proporciona mais segurança nos atendimentos e execução plena dos procedimentos assistenciais. As falhas cometidas em hospitais e nos circos podem gerar consequências irreversíveis.
Segurança do Paciente
O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado no dia 17 de setembro, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o ano de 2019. O intuito da atividade consiste na conscientização de pacientes, familiares, visitantes, profissionais de saúde sobre os cuidados básicos de promoção à saúde, para minimizar os acidentes com os pacientes dentro e fora da unidade de saúde.
No Brasil, também existe o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), estabelecido pelo Ministério da Saúde, como forme de contribuir com o aperfeiçoamento dos cuidados básicos de saúde, em todas as unidades de saúde do país.
Serviço
Dia Mundial da Segurança do Paciente com atividades circenses
Data: 17 e 18 de setembro
Horário: 9h30 e 16h
Local: Estacionamento do hospital
Público-alvo: todos os colaboradores do HGG
Suzana Meira (texto e foto)/Idtech