Crer participa da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para ouvidorias do SUS
Evento proporcionou espaço para discutir os desafios enfrentados e as estratégias necessárias para garantir uma ouvidoria eficiente
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), esteve presente nos dias 10 e 11 de setembro na 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde voltada para as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). As discussões foram baseadas em processos educativos participativos e tiveram como foco aprimorar os processos de trabalho.
A participação do Crer foi fruto do uso frequente e eficaz da plataforma OuvidorSUS 3, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, para o cadastramento e acompanhamento de demandas da população. Entre 103 ouvidorias ativas no Estado, 18 foram convidadas para o evento, e o Crer foi uma delas, destacando-se como referência no uso da ferramenta.
O evento teve como objetivo iniciar o processo de criação de capacitações contínuas para os ouvidores, proporcionando um espaço para discutir os desafios enfrentados e desenvolver estratégias que garantam uma ouvidoria eficiente, segura e comprometida com a qualidade. Durante as palestras e discussões, foi enfatizada a importância da confidencialidade no tratamento das informações fornecidas pelos cidadãos, assegurando a confiança e a segurança dos dados, sendo a voz do usuário dentro da instituição.
A ouvidora do Crer, Vilma Aparecida Domingos Bittencourt, participou da oficina e destacou o papel essencial da ouvidoria como um canal de comunicação democrática entre a instituição e os cidadãos. “O Crer tem o compromisso com a transparência, com o respeito aos direitos do usuário e o aperfeiçoamento dos serviços prestados, além de garantir um canal de comunicação cada vez mais segura e acessível. A participação dos usuários é de extrema importância para a melhoria dos serviços prestados e reconhecimento aos colaboradores”, afirmou.
A oficina, que reuniu ouvidorias de toda a região Centro-Oeste, proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias que visam a melhoria contínua no atendimento ao cidadão para criar capacitações para os ouvidores e equipes.
Texto: Juliana Saran/Agir
Foto: Agir