Hospital Estadual de Santa Helena promove “jardim terapia”

Equipe multidisciplinar leva pacientes para passeio no jardim, que reduz estresse de internação

Prática vem sendo adotada para proporcionar alegria e descontração aos pacientes e acompanhantes

As equipes multidisciplinares do Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) atuam de maneira permanente para levar humanização aos pacientes e acompanhantes internados na unidade. Por meio de um passeio pelo jardim da entrada da unidade, os profissionais ajudam os pacientes a aliviar o estresse do ambiente de internação hospitalar.

A gerente assistencial do Herso, enfermeira Ariany Marques, explica que essa prática vem sendo adotada sempre que é possível para proporcionar alegria e descontração aos pacientes e acompanhantes. “A ciência já comprovou que pessoas que passam mais tempo em jardins usufruem de benefícios diversos à saúde psicológica e física, especialmente quando submetidas a tratamentos médicos”, pontua.

Os profissionais realizam uma triagem, que leva em consideração as condições clínicas de cada paciente, definindo roteiros e melhores momentos para um passeio pelo jardim. O principal objetivo é permitir que as pessoas internadas no local respirem um ar de fora do ambiente hospitalar, vejam plantas, pessoas e aproveitem a fonte de vitamina D do sol.

“Os pacientes que têm condições físicas saem para o jardim acompanhados por um enfermeiro, técnico ou fisioterapeuta. O fato do paciente poder contemplar a natureza e não ficar só preso dentro do quarto do hospital se estende para questão física, ele tem uma recuperação mais acelerada e pode ter um contato mais próximo com os familiares nos horários das visitas”, comenta.

A auxiliar de panificação, Gabriela Estefanie Ferreira Gurutuba, está acompanhando o filho, Peterson Levi Gurutuba, em seu tratamento e aproveita os momentos de levar o pequeno para um passeio pelo jardim. Moradora de São Simão, ela conta que ficou contente quando saiu a vaga para o filho no Herso e elogia o atendimento dispensado a ela e ao garoto. “Eu fiquei com ele internado em São Simão uns cinco dias até que a regulação conseguiu uma vaga aqui no Hospital de Santa Helena. Estou muito satisfeita com o pessoal que cuida com muita atenção e ele está bem melhor”, resume a mãe agradecida.

Ariany Marques ressalta que a preocupação dos profissionais médicos e das equipes multiprofissionais é garantir um ambiente acolhedor e diferenciado para todos. “Nossa meta é prestar um serviço de saúde de excelência e uma presença forte de humanização no atendimento. Vamos melhorar isso a cada dia”, finaliza.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IPGSE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo