Maternidade debate comunicação e segurança do paciente

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES – Governo de Goiás, recebeu no dia 3 de dezembro (terça-feira) o comunicólogo J. Antônio Cirino que falou sobre a importância da comunicação como fator para a qualidade e segurança do paciente. A palestra envolveu líderes e coordenadores da unidade. Cirino iniciou a fala ao explicar pontos em comum entre comunicação e informação e os desafios para que uma mensagem não seja deturpada e atrapalhe o processo de trabalho.

Cirino destacou que a diversidade na formação dos profissionais (o treinamento para comunicação pode diferir entre os indivíduos); a tendência de uma mesma categoria profissional se comunicar mais com uns do que com outros colegas; e o efeito da hierarquia – quando um indivíduo inibe o restante do grupo, por ocupar um cargo maior de autoridade – podem ser barreiras no perfeito curso da informação. “Precisamos quebrar esses impedimentos e pensar, sempre, no sucesso do nosso trabalho. A comunicação é essencial para cuidar de pessoas e alcançar bons resultados”, ressaltou Cirino.

A chefe do departamento pessoal do HEMNSL, Edna Prado, elogiou o encontro: “É natural a troca de informações entre equipe. Com as dicas do palestrante, vi que é possível melhorar ainda mais a qualidade das informações tanto para o colaborador, quanto para os pacientes”, afirmou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo