Conselho apóia Medicina alternativa no SUS


O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), representado pelo Primeiro Secretário, Venerando Lemes, participou na tarde desta quarta-feira, 22 de março, de uma audiência pública na Câmara Municipal da capital para debater a Promoção da Saúde pelas Terapias Naturais e implantação da Política Nacional das Práticas Integrativas Complementares no SUS em Goiânia.

Além do Primeiro Secretário ,a mesa foi composta pela Irmã Joana Dalva Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Marry Anne representando a Secretária Municipal de Saúde, Fábio Fortunato de Carvalho representante do Ministério da Saúde, o vereador Cabo Senna e a Abena (Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas).

Irmã Joana considerou essas práticas muito relevantes e informou que “ a coisa mais importante que tem é a prevenção e a atenção primária, essa prática pode fazer parte dessa integração e da prevenção.”

A Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares foi instaurada por meio da Portaria nº 971 de 03 de maio de 2006. O propósito desta portaria é de que as práticas complementares de medicina alternativa, como por exemplo, Yoga, Acupuntura, Massoterapia e Reiki, sejam introduzidas no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, é notável a carência dessas referidas práticas no sistema.

O Primeiro Secretário do CES acredita que essa luta precisa acontecer e essas práticas devem ser implementadas e consolidadas em Goiânia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Demonstração de Práticas Integrativas Complementares nas
dependências da Câmara Municipal de Goiânia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista: Liorcino Mendes
Estagiária: Aline Nenem

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo