9ª Jornada Científica da SES-GO destaca crescente produção acadêmica no estado

Evento contou com apresentações científicas, palestras de especialistas e participação de profissionais de saúde de diversas regiões do estado

Jornada Científica da SES-GO contou com quase 60 trabalhos científicos expostos

Com quase 60 trabalhos científicos expostos na Galeria da Ciência, a 9ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) destacou a crescente produção acadêmica no estado. Realizado, na quinta-feira (11/09), na Escola de Saúde de Goiás (ESG), o evento reuniu pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e estudantes de várias cidades goianas em um espaço dedicado à valorização da ciência, inovação e boas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos, selecionados entre 160 inscritos, abordaram temas variados, como vigilância epidemiológica, atenção à saúde e gestão.

Durante a programação, foram apresentados os dez trabalhos mais bem avaliados desta edição — cinco relatos de experiência e cinco pesquisas originais — com abordagens que vão desde vigilância epidemiológica até casos específicos de atenção à saúde em municípios goianos.

Entre os destaques, está o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara, que abordou casos de esporotricose no município. Para Fernanda Alves de Camargo, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, a divulgação da experiência pode inspirar outras cidades. “Esse trabalho pode servir como modelo para outros municípios diante da situação que enfrentamos”, afirmou.

A jornada contou ainda com palestras de especialistas renomados no cenário nacional. O endocrinologista e secretário adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, abriu as discussões com uma análise provocadora sobre os rumos da pesquisa em saúde no Brasil. Na sequência, o cientista Gilson Volpato destacou boas práticas em pesquisa científica, com ênfase em ética e rigor metodológico. A pesquisadora Hérica Cardoso falou sobre avaliação de tecnologias em saúde, enquanto Iwens Sene, do Centro de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG), refletiu sobre os dilemas éticos no uso da inteligência artificial para a produção de evidências científicas.

A enfermeira Érica Caixeta, do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento dos trabalhos científicos na instituição. “O evento vai nos ajudar muito no desenvolvimento dos trabalhos científicos dentro do HCN. Inclusive, ficamos em terceiro lugar no número de submissões de trabalhos na jornada”, afirmou.

Patrícia Pereira de Oliveira Borges, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Suvepi), reforçou a importância da formação científica dos profissionais do SUS. “Principalmente no cenário que vivemos hoje, em que a ciência está um pouco desvalorizada, investir em formação é essencial”, pontuou.

Uma das novidades desta edição foi a criação da Arena Inova Saúde, espaço inovador montado na parte externa do auditório que ampliou o formato tradicional da Jornada. Na Arena, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de experimentar tecnologias imersivas, como robôs e óculos virtuais 4D que exibiram o vídeo “Um Voo sobre o SUS Goiano”.

Isabel Dias (texto) / Superintendência da Escola de Saúde e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial da SES-GO

Governo na palma da mão