Solenidade marca os dez anos do Instituto Mauro Borges, nesta sexta-feira (10/06)

*Foto Edinan Ferreira

Para celebrar os dez anos de atuação do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), realiza nesta sexta-feira (10/06), às 14 horas, solenidade no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com as presenças da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado; do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima e do diretor-executivo do IMB, Guilherme Resende de Oliveira.

“A pandemia nos mostrou que não temos tempo e recursos para errar. Precisamos tomar decisões rápidas e assertivas. E aqui em Goiás temos no IMB um precioso amparo para as decisões que temos tomado no âmbito governamental”, avalia o secretário Adriano da Rocha Lima.

A solenidade vai contar com palestra do convidado especial, Erik Alencar Figueiredo, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que vem a Goiânia para falar sobre a contribuição das instituições de planejamento, pesquisa e estatística para a administração pública e demais atores sociais.

Há uma década, o Governo de Goiás tem contado com uma equipe especializada de pesquisadores pós-graduados que já publicaram mais de 90 estudos e de 150 informes técnicos, que auxiliam na condução, avaliação e monitoramento das políticas públicas de Estado. Sua história remonta os anos 60, quando foi criado o primeiro data center da administração estadual. Mas apenas mediante a aprovação da Lei nº 17.688 de 2012, que a então Superintendência de Estatísticas, Pesquisas e Informações Socioeconômicas (Sepin) ganhou status de Instituto.

Sobre o IMB

Alinhado às expectativas da administração pública estadual, o IMB tem fornecido embasamento científico necessário para criar e aprimorar programas de transferência de renda como o Mães de Goiás, que atende hoje a mais de 100 mil famílias em vulnerabilidade social, com filhos de até seis anos de idade.

Outro programa que foi desenhado tendo como base os indicadores levantados pelos pesquisadores foi o Aluguel Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e que está presente em 49 municípios, e vai levar até o final do ano uma complementação financeira para arcar com o custo de suas moradias de 30 mil pessoas.

Também foi um estudo do IMB que ajudou a redesenhar programas como o ProBem – Universitário do Bem – que oferece bolsas de estudo a jovens estudantes que não teriam condição de custear sua própria formação. O benefício, destinado aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade social atingiu a marca de quase 12 mil bolsistas neste semestre.

Serviço:

10 anos do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB)

Data: 10 de junho de 2022

Local: Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Horário: 14 horas

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo