Seminário Metrópoles do Governo de Goiás debate o desenvolvimento urbano de regiões metropolitanas de Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Subsecretaria de Política para Cidades e Transporte, da Secretaria-Geral de Governo (SGG), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), promoveu, na tarde desta quarta-feira (6/12), o Seminário Metrópoles. O evento foi realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Participaram da solenidade o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury, a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Lima, representantes do Ministério das Cidades do Governo Federal, secretários municipais, entre outras autoridades.
O intuito do seminário foi retomar as discussões para a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDUI). Mediante um instrumento de planejamanento de gestão integrada, o estudo será viabilizado por meio de uma iniciativa do Governo de Goiás em parceria com a UFG, com foco no desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Goiânia.
“A discussão sobre a formulação do PDUI, envolvendo a Região Metropolitana de Goiânia, é uma oportunidade de alinhamento de políticas entre municípios e o Estado. Não podemos ter, em municípios que são vizinhos, políticas que destoam completamente, porque isso também prejudica a oferta de serviços. Temos que unir os municípios e garantir a uniformidade das políticas a serem implementadas”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote, salienta a importância de debater a temática. “Integrar as políticas públicas, juntamente com os municípios, para melhorar o nosso desenvolvimento urbano e a vida na cidade, é um dos compromissos da nossa gestão. A discussão sobre a formulação do PDUI é uma das prioridades estratégicas do Governo de Goiás”, conclui.
Mesa-redonda
A programação contou ainda com a realização de uma mesa-redonda, mediada pelo sub-secretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Ângelo Pricinote. O debate contou com as presenças da coordenadora do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades, Rachel Benedet Martins, da coordenadora do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória, Latussa Bianca Laranja Monteiro, da coordenadora da equipe ténica da UFG, que elabora o PDUI, Celene Cunha Monteiro Barreira, e o superintendente da Região Metropolitana de Goiânia Ricardo Ferreira Souza.
A necessidade de elaboração do PDUI, a proposta de retomada do projeto, bem como a apresentação do plano local da Região Metropolitana da Grande Vitória, que trouxe referências e exemplificações para o Estado de Goiás, foram alguns dos tópicos abordados.
Sobre o PDUI
O estudo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDUI) é fundamentado no reordenamento do território em função das políticas públicas de interesse comuns aos municípios, contribuindo para a melhoria das relações socioambientais, econômicas e institucionais da região, assegurando o equilíbrio do desenvolvimento urbano, da mobilidade urbana, do bem-estar da população, entre outros.
O plano visa, ainda, ao fortalecimento da gestão compartilhada e instituição de uma identidade metropolitana, que possa amortecer a polarização da capital, as aglomerações dispersas da região metropolitana e evitar, também, a fragmentação do espaço urbano.