Secretário de Esporte e Lazer se reúne com ministro da Cidadania, em Brasília
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Rahif, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra. A pasta federal atualmente abarca a Secretaria Especial do Esporte, que é responsável pela política esportiva em âmbito nacional. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira, dia 21, em Brasília.
O objetivo da reunião foi apresentar ao ministro um diagnóstico da situação do esporte em Goiás e, consequentemente, buscar parcerias entre o Governo de Goiás e o Governo Federal para o desenvolvimento de atividades esportivas, tanto para iniciação esportiva e lazer, quanto para os atletas de alto rendimento.
Durante o encontro, que contou, também, com a participação do secretário Especial do Esporte, General Décio dos Santos Brasil, e do secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego, foram discutidos convênios feitos entre a União e o Estado de Goiás desde 2009.
Muitos dos projetos feitos em parceria entre os dois poderes não foram concluídos e é um desejo mútuo que sejam retomados para que colaborem com o desenvolvimento do esporte em Goiás.
“Alguns convênios foram abandonados, deixando obras inacabadas, prejudicando a população que utiliza espaços públicos para esporte e lazer. Um grande exemplo disso é a Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, que foi citada durante a reunião. Há um convênio junto à Caixa Econômica Federal, mas apenas uma parte do recurso foi utilizada e a obra está totalmente parada, já que a empresa que realizava os serviços abandonou o contrato. Junto com a equipe do Ministério da Cidadania, vamos trabalhar para reativar este convênio e utilizarmos os recursos restantes para reestruturar a praça, que é um local importante para toda a região sul de Goiânia, uma referência na iniciação esportiva”, argumentou o secretário Rafael Rahif.
Outras reformas
Importantes praças esportivas em Goiás foram encontradas pela atual administração estadual em situação calamitosa, sobretudo o ginásio Rio Vermelho e o Parque Aquático, estruturas que hoje compõe o Centro de Excelência do Esporte. Ambos se encontram interditados, pois não possuem condições mínimas de receber projetos de iniciação esportiva e eventos esportivos de alto rendimento.
O estádio Serra Dourada, que recentemente passou por adequações provenientes de um acordo de cooperação entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e o Goiás Esporte Clube, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, o Parque Marcos Veiga Jardim e outras praças administradas pela Seel, também foram colocados em pauta com o ministro Osmar Terra para que tenham recursos que permitam a realização de melhorias estruturais.
Desenvolvimento social
Em Goiás, a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, Gracinha Caiado, coordena o Gabinete de Políticas Sociais, que tem por objetivo promover ações que aumentem a qualidade de vida da população goiana. Por isso, foi executado um estudo que apontou as 10 cidades do estado que possuem os menores Índices Multidimensionais de Carência das Famílias Goianas (IMCF).
Um levantamento semelhante foi feito pelo Ministério da Cidadania, os dados foram apresentados durante a reunião e apontam as mesmas informações obtidas pelo Governo de Goiás, assim, o secretário Rafael Rahif iniciou as tratativas com o ministro Osmar Terra para que uma série de ações em parceria dos governos estadual e federal sejam realizadas em nosso Estado.
“Muitas destas cidades que possuem situação de maior vulnerabilidade estão nas regiões norte e nordeste de Goiás, estes são dados tanto do Gabinete de Políticas Sociais quanto do ministério, por isso estamos alinhando com o ministro Osmar Terra quais projetos de esporte e lazer que podemos, em parceria, levar para estas regiões, elevando a qualidade de vida destes goianos”, sintetizou Rafael Rahif.
Fonte: goias.gov.br