Projeto de revitalização do Morro da Serrinha é pré-selecionado para premiação da ANTP
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), teve projeto pré-selecionado para premiação no Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Esta será a 24ª edição como o principal evento bianual promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Os projetos selecionados para concorrer à premiação foram divulgados nesta quarta-feira (30/7) no site da ANTP. A Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte, por meio da Superintendência de Políticas para Cidades, inscreveu o artigo intitulado “Mobilidade Ativa no Parque da Serrinha”, que foi selecionado no eixo Questões Urbanas – Meio Ambiente – Transporte Não Motorizado. O projeto é o único representante do Estado de Goiás classificado nesta categoria.
Para que o projeto também possa ser apresentado durante a programação oficial do Congresso, será necessária a submissão de um trabalho final, que passará por nova avaliação. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 3 de outubro de 2025.
Como parte da programação oficial, será realizada a premiação de projetos em quatro eixos temáticos: Questões Urbanas – Meio Ambiente – Transporte Não Motorizado; Qualidade – Marketing – Tecnologia; Transporte Público; Trânsito.
Sobre o projeto
O Parque Urbano do Morro da Serrinha é uma iniciativa que dá continuidade às ações de recuperação ambiental e revitalização da área. O Morro da Serrinha passou por um processo de desapropriações, reflorestamento, instalação de equipamentos públicos e construção de pista de caminhada.
Atualmente, o projeto entra em uma nova fase: a implantação definitiva do parque urbano, que tem como proposta a criação de uma grande área verde inteligente. O espaço priorizará a sustentabilidade, a mobilidade ativa e a oferta de serviços voltados à inovação, consolidando-se como referência em urbanismo sustentável e qualidade de vida.
A superintendente de Políticas para Cidades da SGG, Thaís Moraes, afirma que o Parque Urbano do Morro da Serrinha representa muito mais do que a requalificação de um espaço urbano. “É um projeto que alia mobilidade ativa, sustentabilidade e inovação, promovendo qualidade de vida e reconectando a cidade com um de seus patrimônios naturais mais simbólicos. Estar entre os classificados nessa premiação mostra que estamos no caminho certo, apostando em políticas públicas transformadoras e sensíveis às necessidades urbanas do nosso tempo.”, diz.


